segunda-feira, 16 de março de 2009

MOÇAMBOLA-2009 - Chaga “tricolor” na estreia do novo campo!

À estreia, habitualmente se liga o sucesso.

O Maxaquene, que desde ontem transitou da Baixa da capital do país para Machava, na província do Maputo, passando a ocupar o campo que pertencia ao Atlético Muçulmano, sinceramente que se preparou para ser o principal protagonista na festa da estreia do novo recinto, que coincidiu com o primeiro “derby” do Moçambola-2009

Tudo fez para oferecer a necessária alegria e bem-estar aos seus adeptos, porém, foi perseguido pela chaga, que começou a partir do momento em que, aos 45 minutos, o ponta-de-lança “locomotiva” Luís apontou, primorosamente, o tento solitário do triunfo da sua equipa e se acentuou no segundo tempo, altura em que teve o domínio completo dos acontecimentos.

Numa partida a todos os títulos extraordinária, o campeão Ferroviário de Maputo fez jus à vitória, pois no período em que o jogo lhe era favorável não somente soube chegar ao golo como também se revelou mais prático em todos os sentidos, numa tarde em que a festa do futebol, essa, foi intensamente vivida no novo palco dos “tricolores”.

Resumidamente, foi assim o clássico da segunda jornada do Campeonato Nacional de Futebol, que conheceu também um outro desafio entre dois rivais: Atlético Muçulmano e Liga Muçulmana, com vitória destes últimos por duas bolas sem resposta, golos da autoria de Carlitos.

Ferroviário e Liga Muçulmana, os únicos com dois triunfos, seguem à frente na tabela classificativa com seis pontos cada. Visitando o Matchedje no Estádio da Machava, o Costa do Sol não foi além da igualdade sem abertura de contagem, o mesmo “score” obtido pelo Desportivo na sua deslocação ao terreno do Ferroviário de Nampula.

Das formações de Tete, enquanto o novo primodivisionário Grupo Desportivo da HCB de Songo se estreou a ganhar, derrotando o Ferroviário da Beira por 1-0, o Chingale baqueou na Soalpo, diante do Textáfrica, pelo mesmo resultado de um-zero. No Estádio Municipal 1º de Maio, o final da partida foi um autêntico balde de águia fria para o FC Lichinga, pois o Ferroviário de Nacala fez o 1-1 precisamente ao apagar das luzes.

Na classificação, a seguir aos comandantes encontram-se Costa do Sol e Desportivo com quatro pontos; Maxaquene, Ferroviário da Beira, HCB de Songo, Textáfrica e Atlético Muçulmano três; FC Lichinga, Ferroviário de Nacala, Matchedje e Ferroviário de Nampula um; e Chingale zero.

No próximo fim-de-semana realiza-se a segunda jornada, comportando os encontros Ferroviário de Maputo-Textáfrica (sábado), Ferroviário de Nampula-Maxaquene, Chingale-Matchedje, Costa do Sol-HCB, Ferroviário da Beira-Atlético Muçulmano, Liga Muçulmana-FC Lichinga e Desportivo-Ferroviário de Nacala (domingo).

Sem comentários: