terça-feira, 24 de novembro de 2009

BASQUETEBOL-TAÇA DOS CAMPEÕES DE ÁFRICA - Duplo ouro "alvi-negro" agora reduzido ao bronze

ESPERAVA-SE que à terceira, consecutiva, fosse definitivamente de vez, isto é, que o cobiçado troféu ficasse eternamente nas vitrinas “alvi-negras”, neste cantinho do sul do continente.

Duplo ouro "alvi-negro" agora reduzido ao bronze
Todavia, apesar da sua bravura e de tudo ter feito de forma a renovar o título, a verdade manda dizer que o Desportivo acabou caindo a meio do percurso e o seu duplo ouro ficou reduzido a uma mera medalha de bronze. No domingo, último dia da fase final da 15ª edição da Taça dos Campeões de África, que teve lugar em Cotonou, no Benin, a turma de Nazir Salé derrotou as angolanas do Interclube de Luanda pela marca de 56-50, quedando-se na terceira posição, no epílogo de uma prova superiormente conquistada pelo First Bank, da Nigéria.

Na jornada das grandes decisões, “todo o mundo” convergia no seguinte: de facto, os finalistas First Bank e ABC, da Costa do Marfim, este último “carrasco” do Desportivo nas meias-finais, fizeram por merecer a qualidade de disputar o derradeiro desafio da competição. Tinham sido as formações mais regulares da prova e, a despeito de terem estado no mesmo Grupo “B”, travando entre sido uma batalha titânica, acabaram por provar a sua alta qualidade, perante adversários como Desportivo, Interclube e A Politécnica, que também eram candidatos ao título.

No desafio da final, as nigerianas foram francamente, muito embora as marfinenses tenham apresentado um basquetebol melhor elaborado.

Com Green Daniel ao leme do barco, o First Bank fez valer toda a sua musculatura, sagrando-se, meritoriamente, campeão africano de clubes, sucedendo o Desportivo, vitorioso nas provas de 2007, em Maputo, e de 2008, em Nairobi, curiosamente, diante do mesmo oponente, o 1º de Agosto, de Angola, que estranhamente nem sequer foi disputar a fase de qualificação, em Harare.

Nas meias-finais, no sábado, o First Bank havia vencido o Interclube por 69-65, enquanto o ABC, no tal encontro que deitou por terra todo o esforço “alvi-negro” de renovar o título, tinha ganho pela marca de 60-49.

Em relação ao outro representante do nosso país na prova, A Politécnica, ficou na quinta posição da classificação geral. As “universitárias” ganharam, sábado, ao First Deepwater, da Nigéria, por 54-51 e, no domingo, ao CSA, da Costa do Marfim, pela marca de 67-49.

A classificação final é a seguinte: 1º First Bank (campeão e medalha de ouro), 2º ABC (prata), 3º Desportivo (bronze), 4º Interclube, 5º A Politécnica, 6º CSA, 7º First Deepwater, 8º KPA do Quénia, 9º Sporting Club do Egipto e 10º Energie, do Benin, o anfitrião da competição.

LEIA E ANA FLÁVIA ENTRE AS MELHORES


O título africano não veio para Moçambique, no entanto, duas jogadoras estiveram em plano de destaque. Trata-se da debutante “alvi-negra” Leia Dongue e da experiente Ana Flávia Azinheira, de A Politécnica.

Leia Dongue, mais conhecida por Tanucha, que foi uma das revelações no Afrobásquete de Madagáscar, em Outubro passado, foi eleita Melhor Ressaltadora com 58 ressaltos, enquanto Ana Flávia Azinheira faz parte do Cinco Ideal.

A Melhor Jogadora (MVP) foi Green Daniel, do First Bank; a Melhor Marcadora Kouyate Kani, do CSA, com 126 pontos; e a Melhor Triplista Briza Silva, também do First Bank. O Energie ganhou o Prémio “Fair-Play”.

Em relação ao Cinco Ideal, fazem parte as atletas Green Daniel (First Bank), Kouyate Kani (CSA), Ana Flávia Azinheira (A Politécnica), Sadiq Rashidat (First Bank) e Fatoumata Camara (ABC).

Sem comentários: