segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Estamos no CAN-2010

ESTAMOS no CAN-2010. Gritava-se a plenos pulmões, no “mar” vermelho do Estádio da Machava. Nas cidades e vilas, nas localidades e nas povoações mais recônditas.

DEPOIS de algum tempo de paragem, devido a uma lesão, o ponta-de-lança Dário Monteiro já está recuperado
O país inteiro se abraçou e rendeu a necessária homenagem à sua selecção de futebol, que no sábado de todas as decisões, se qualificou para o Campeonato Africano das Nações, Angola-2010, mercê do extraordinário triunfo sobre a Tunísia por uma bola sem resposta.

O golo, registado aos 82 minutos, pertenceu a Dário Monteiro, que após uma excelente desmarcação, atirou para defesa incompleta de Aymen, tendo na recarga rematado vitoriosamente, para a alegria das cerca de 30 mil almas presentes no Vale do Infulene e dos 20 milhões de moçambicanos espalhados por este extenso território e por aqueles que se encontram na diáspora.

CAN 2010


Imagem Corporativa do CAN 2010
Os tunisinos perderam, no sábado, o desafio frente a Moçambique e o apuramento para a maior competição futebolística do planeta a favor da Nigéria. O derradeiro apito do juiz costa-marfinense abriu as portas para a festa de arromba que Moçambique já vivia tanto no Estádio da Machava como pelo país fora.

Uma festa que, pelo menos em Maputo, se prolongou por toda a noite, com caravanas de viaturas, ostentando a Bandeira Nacional, a buzinar de forma ensurdecedora. Em diferentes pontos da cidade grupos de cidadãos festejavam euforicamente este feito histórico, que coloca os “Mambas” pela quarta vez no CAN, depois do Egipto-86, África do Sul-96 e Burkina Faso-98. Nas contas finais do Grupo “B”, tendo em conta a vitória nigeriana por 3-2 no Quénia, as “Super Águias” somaram 12 pontos, Tunísia 11, Moçambique sete e Quénia três.

Sem comentários: