quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Troféu do CAN-2010 já está em Maputo

O TROFÉU do CAN-2010 já se encontra em Maputo e foi ontem entregue ao presidente do município de Maputo, David Simango, pelo astro do futebol africano Abedi Pelé, confirmando-se assim a sua passagem pelo país.

Colégio Arco-Íris na recepção de Abedi Pelé (J. Capela)
O troféu escalará amanhã a cidade da Beira no prosseguimento da sua passagem por Moçambique e África, no âmbito da promoção do CAN, que se realiza Janeiro próximo em Angola.

Abedi Pelé é figura escolhida para liderar a passagem do troféu pelo continente como embaixador da Taça da Confederação Africana de Futebol (CAF), estatuto que lhe é conferido por ser um dos melhores jogadores que África viu nascer.

A iniciativa, que acontece pela primeira vez a nível desta competição da CAF, é suportada pelo Standard Bank e tem como finalidade proporcionar uma oportunidade aos adeptos africanos (fãs) de apreciar e partilhar as emoções que o troféu transporta.

Aliás, a ideia defendida pelos promotores deste movimento é que a taça não pertence a uma pessoa, mas a todos os adeptos do futebol africano. Na ocasião, Abedi Pelé recordou que no passado o troféu era desfrutado por uma minoria havendo a necessidade de ele o ser partilhada pelo maior número de adeptos, sobretudo aqueles que não estão em condições de viver directamente as emoções do CAN, no caso concreto do Angola-2010.

“A ideia é colocar a taça em maior número de adeptos do futebol africano, acima de tudo àqueles cujos países não se qualificarem para o CAN. Este tipo de iniciativas não existiram antes em África”, salientou.

De referir que a taça já passou por Gana, Uganda, Zâmbia, Namíbia e Botswana. A próxima escala é a vizinha África do Sul, palco do Mundial-2010, e segue depois para Angola.

Entretanto, está prevista para as 18.30 horas de hoje uma conferência de Imprensa na sede do Standard Bank, patrocinador principal do CAN de Angola-2010.

ABEDI PELÉ TORCE PELOS “MAMBAS”

Mário Coluna, David Simango e Abedi Pelé (J. Capela)
Abedi Pelé é uma das figuras mais preponderantes do futebol africano que estará presente no jogo decisivo entre os “Mambas” e a Tunísia no sábado. O ex-internacional ganês frisou que gostaria de ver Moçambique em Angola, pelo que vai torcer para que os “Mambas” vençam.

Abedi Pelé acredita no sucesso dos “Mambas” e anotou que o que Moçambique está a registar faz parte do processo de afirmação dos países com menor expressão no contexto do futebol continental, assim como foi o exemplo do Gana no passado.

Realçou, adiante, que o futebol africano está a crescer e advertiu aos países “pequenos” para um maior esforço de modo a merecerem respeito e afirmarem-se neste tipo de competições.

Abedi Pelé manifestou-se orgulhoso pelo facto de o Gana ter sido o primeiro a qualificar-se para o CAN, o que oferece à equipa espaço para melhor preparar-se para a fase que se segue.

“São dois passos ganhos em relação àqueles que ainda disputam a qualificação para Angola. Gana estará a relaxar e aproveitar a oportunidade para melhor apetrechar-se, fazendo jogos de controlo”, concluiu.

Sem comentários: