HABITUALMENTE, vemos o Estádio da Machava a rebentar pelas costuras quando se trata dos “Mambas”.
Os atractivos são dos mais variados: nas quatro linhas, testemunharemos a inquestionável classe de Danito Parruque e Nelinho, Momed Hagy e Muandro, Jotamo e Mexer, Jerry e Aníbal, Luís e Binó, Maurício e Muandro, Whisky e Zainadine Júnior, sob a batuta de dois homens que já provaram a sua competência profissional, Chiquinho Conde e Artur Semedo.
Nas bancadas, claques verdadeiramente fervorosas e que do primeiro ao último minuto não descansarão no apoio às suas equipas, naturalmente festejando no fim aquela cujo clube ter-se-á sagrado campeão nacional. Em ambas as hostes, a preparação deste grandioso embate vai ganhando mais seriedade, com os artistas a assumirem a tarde de domingo com uma responsabilidade extraordinária. Espera-se um grande espectáculo de futebol e que o público que lotará o Estádio da Machava saia satisfeito e com a sua expectativa integralmente preenchida.
As crianças até aos 14 anos terão entrada gratuita, no portão que normalmente lhes é destinado, o chamado “Soweto”. Petizes de diversos orfanatos, num total de 200, estarão também no Vale do Infulene, no âmbito do projecto “Locomotiva de Esperança”.
Ao todo, espera-se cerca de cinco mil crianças que marcarão a sua presença nesta festa do Moçambola-2009, com o apuramento do respectivo vencedor. Para permitir ao público o fácil acesso ao “teatro das operações”, os “locomotivas” coordenaram com os Transportes Públicos de Maputo para o reforço de carreiras, a partir de vários bairros da cidade.
Entretanto, a 26ª e derradeira jornada do Moçambola-2009 terá, noutros relvados, também motivos de atracção, com particular realce para os palcos que acolherão, igualmente no domingo, desafios em que estará em discussão a permanência no escalão principal.
Referimo-nos, concretamente, ao Estádio Municipal 1º de Maio, onde jogarão FC Lichinga e Atlético Muçulmano; campo do Ferroviário da Beira, com os donos da casa a receberem o Textáfrica; e campo do Desportivo de Tete, local do jogo entre Chingale e Ferroviário de Nampula. Até aqui, somente é conhecido um despromovido, o Ferroviário de Nacala, que espera pelos seus “acompanhantes”.
Na lista figuram FC Lichinga, Atlético Muçulmano, Textáfrica, Chingale e Ferroviário de Nampula. Portanto, como se pode depreender, deste quinteto dois emblemas serão riscados do campeonato do próximo ano, pelo que, à semelhança do Estádio da Machava, espera-se nesses embates muita luta e, no fim, alegria de uns e tristeza de outros.
Ainda no domingo, os “locomotivas” de Nacala jogarão com a HCB de Songo, enquanto amanhã terão lugar duas partidas sem qualquer interferência na discussão à volta do título e da permanência: Costa do Sol-Maxaquene, no relvado dos “canarinhos”, e Liga Muçulmana-Matchedje, no campo dos “tricolores”, na Machava.
CALENDÁRIO DA 26ª JORNADA
AMANHÃ
Campo do Costa do Sol
15.00h – Costa do Sol-Maxaquene
Campo do Maxaquene (Machava)
15.00h – Liga Muçulmana-Matchedje
DOMINGO
Estádio da Machava
15.00h – Fer. Maputo-Desportivo
Campo do Fer. Beira
15.00h – Fer. Beira-Textáfrica
Campo do Desportivo de Tete
15.00h – Chingale-Fer. Nampula
Estádio 25 de Junho
15.00h – Fer. Nacala-HCB de Songo
Estádio Municipal 1º de Maio
15.00h – FC Lichinga-Atlético Muçulmano
Sem comentários:
Enviar um comentário