quinta-feira, 5 de novembro de 2009

MOÇAMBOLA-2009 - Desportivo vai acertando…

GANHAR é sempre bom, seja qual for a importância do jogo. Dá confiança e moraliza a equipa para os desafios seguintes. Foi assim o Desportivo ontem diante do Atlético Muçulmano (2-1), em partida de preparação para o confronto do domingo com o Ferroviário.

“Alvi-negros” vão acertando o passe
O encontro amistoso entre o Desportivo e o Atlético, diviado em três partes, de 30 minutos cada, foi presenciado por perto de vinte adeptos “alvi-negros” que aplaudiram lances bem executados, seguindo expectantes o que se ia passando dentro das quatro linhas.

Apesar de a relva estar mal, tratada, assistiu-se a um jogo com alguns pormenores técnicos notáveis e algumas jogadas de belo efeito com destaque para o lance individual protagonizado pelo jovem Bito, que já na terceira e última etapa da partida passou por um defensor com uma bela finta, e depois esgueirou-se que nem “rato” para fuzilar às redes “muçulmanas”, fazendo um 1-0. Tratou-se de uma aposta certa de Artur Semedo que tinha feito entrar Bito para o lugar de Aníbal no reatar da terceira parte.

Bito, curiosamente ex-Ferroviário de Maputo, veio dar uma sacudidela no jogo que estava algo monótono, ao imprimir velocidade e força ao ataque do Desportivo. Foi numa jogada de muita crença que o atacante ganhou na disputa de bola com um defesa, ofereceu-a a Imo e este, por sua vez, fez o passe de morte para Isac que tratou de avolumar o “score” para 2-0.

COMEÇAR EM 3X5X2 TERMINAR EM 4X4X2

Na primeira parte, Semedo surpreendeu ao colocar a sua equipa a jogar com três centrais: Mexer, Zainadine Júnior e Emídio. No meio-campo alinharam Nelinho, Muandro, Nelson, Isac e Tchitcho.

As despesas do ataque estavam entregues a Aníbal e Binó. Mas com as entradas de Mayunda para o lugar de Nelson e de Aubrey e Maninho para os de Zainadine e Mexer, respectivamente, voltou-se ao habitual sistema, o clássico de 4X4X2.

Com esta alteração, o jogo do Desportivo ganhou forma, passando a ser mais mecanizado e com muitos lances de perigo a surgirem naturalmente.

JAIMITO NA BALIZA?

A possibilidade de Jaimito ser o guarda-redes titular foi comentada no treino de terça-feira. E como não há fumo sem fogo, no de ontem aquele guarda-redes foi chamado a integrar a primeira equipa. O “keeper”, que esteve parado alguns meses devido á lesão, parece estar completamente recuperado e em condições de “roubar” a baliza a Marcelino. Recorde-se que antes de se lesionar Jaimito vinha sendo o titular.

ZAINADINE APOSTA PARA DIREITA

As dúvidas em relação a quem caberá ocupar o lado direito da defesa do Desportivo face às ausências de Josué e Secanhe (lesionados) vão diminuindo a cada treino que passa com a inclusão de Zainadine Júnior, que tendo sido utilizado frequentemente na zona central, ao longo da época, é um jogador que actua com o mesma à vontade na direita. Ontem esta probabilidade foi uma realidade com o internacional moçambicano a ocupar esse lugar.

CONVERSA COM OS JOGADORES

Após o jogo Semedo falou com os seus pupilos talvez corrigindo alguns lances ofensivos e defensivos. Aliás, o golo que o Desportivo sofreu mereceu uma reprimenda ao sector defensivo com Maninho, que até fez um bom jogo, a ser chamado à responsabilidade, já que se notou nele alguma apatia na cobertura a Baúte que rematou sem marcação.

A turma “alvi-negra” prossegue hoje a sua preparação com um treino no campo do Costa do Sol.

Sem comentários: