quinta-feira, 5 de novembro de 2009

COM os olhos postos na qualificação para a fase final, facto que vai agora tentar pela quinta vez consecutiva, o Ferroviário disputa a partir de hoje

COM os olhos postos na qualificação para a fase final, facto que vai agora tentar pela quinta vez consecutiva, o Ferroviário disputa a partir de hoje, em Harare, as eliminatórias da Zona VI da Taça dos Campeões de África em Basquetebol de Seniores Masculinos, numa competição que até ao dia 14 reunirá na capital zimbabweana oito formações em representação de diversos países da região austral do continente.

Basquetebol: “locomotivas” na final da Liga Nacional
Tetracampeões nacionais e agora líderes, “ex-aequo” com o Desportivo, da fase regular da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom, os “locomotivas”, que se encontram no “teatro das operações” desde ontem, viajaram com todo o seu esquadrão e com a forte convicção de superar os obstáculos que irão enfrentar, nomeadamente os representantes de Angola, país que detém a hegemonia continental no capítulo da bola-ao-cesto.

Para a fase final, a decorrer entre os dias 11 e 20 de Dezembro, em Kigali, Ruanda, apuram-se duas equipas e, em Harare, para além do Ferroviário, encontram-se o 1º de Agosto, Petro de Luanda e ASA, de Angola, dois representantes do Zimbabwe, um da África do Sul e outro da Zâmbia.

Segundo projecções iniciais, o nosso país devia contar também com a participação do Maxaquene, na qualidade de vice-campeão nacional, mas este, na hora de decidir pelo embarque, anunciou a sua desistência.

A participação moçambicana nas fases finais da Taça dos Campeões de África em Seniores Masculinos tem sido bastante rara, após o título conquistado pelo Maxaquene, em 1994, pois os nossos representantes são afastados pelos angolanos na etapa zonal. O último bafejado pela sorte foi o Ferroviário da Beira, que, após ocupar o terceiro lugar, atrás do 1º de Agosto e do Petro de Luanda, numa competição havida em Maputo, foi repescado para a etapa crucial, realizada em Angola.

Já em femininos, o cenário é outro. Para além do Maxaquene e da Académica, o Desportivo é bicampeão (2007 e 2008), estando agora a preparar-se para defender o título, numa prova em que tomará parte juntamente com A Politécnica, a partir da próxima semana, em Cotonou, capital do Benin.

Sem comentários: