quarta-feira, 25 de novembro de 2009

LIGA DOS CAMPEÕES EUROPEUS - Bayern de Munique em maus lençóis

DOS quatro gigantes europeus, que hoje procurarão apurar-se para os quartos-de-final da Liga dos Campeões Europeus em futebol, o Bayern de Munique é o que está numa situação delicada, enquanto Real Madrid, AC Milan e Juventus estão dependentes apenas de si para garantirem a transição

Jogadores do Real eufóricos (EPA)
Para os encontros da quinta jornada a terem lugar em vários campos europeus esperam-se sorrisos e lágrimas.

GRUPO A

Com o Bordéus já apurado, as atenções estão viradas para a disputa do segundo lugar, entre a Juventus e o Bayern. A Juventus tem quatro pontos de vantagem sobre os alemães, mas vai jogar a Bordéus sabendo que garante a continuidade em prova se conseguir um resultado idêntico ao do Bayern na recepção ao Maccabi Haifa.

O Bordéus, que lidera com dois pontos de vantagem sobre a Juventus, confirmará o primeiro lugar se derrotar os italianos. O Bayern está numa posição delicada, pois é obrigado a derrotar o Haifa e esperar por uma escorregadela do clube de Turim. O Haifa, que ainda não somou qualquer ponto, ainda tem hipóteses matemáticas de ultrapassar o Bayern e assegurar a passagem à Europa Liga, mas para a equipa de Jorge Teixeira manter vivo o sonho precisa de derrotar o Bayern, pois tem menos quatro pontos que os germânicos.

GRUPO B

O Manchester United garantiu a passagem aos oitavos-de-final na quarta jornada, ao empatar a três golos depois de ter estado a perder na recepção ao CSKA de Moscovo. Os “red devills” dispõem de três pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Wolfsburg, e podem dar um passo importante para a conquista do primeiro lugar se baterem o Besiktas, em Old Trafford. O Wolfsburgo desloca-se a casa do CSKA com três pontos de vantagem sobre os russos, pelo que um empate será suficiente para os alemães garantirem a continuidade na prova.

GRUPO C

O AC Milan lidera, mas as quatro equipas ainda estão em posição de discutir a passagem à fase seguinte. Os italianos recebem o Olimpique de Marselha, que está em terceiro com menos um ponto, e garantirão a qualificação se averbarem o segundo triunfo sobre os franceses.

O Real Madrid tem os mesmos pontos que o Milan, mas está em desvantagem nos confrontos directos com os italianos. O Real Madrid precisa apenas de um empate no jogo com o Zurique, no Santiago Bernabéu, para ficar fora do alcance dos campeões suíços, podendo também garantir desde já o apuramento, mas para isso precisa de somar três pontos e que o Marselha não pontue no embate com o Milan.

GRUPO D

Chelsea e FC Porto garantiram o apuramento, pelo que o encontro entre os dois clubes em Portugal poderá determinar qual terá o estatuto de vencedor do grupo no sorteio do próximo mês. Os três pontos darão o triunfo no agrupamento aos “blues” ao passo que a vitória dos anfitriões levará os campeões portugueses a ultrapassar os londrinos, ficando com vantagem de dois pontos à entrada da última jornada.

O APOEL recebe o Atlético de Madrid no outro jogo do grupo, com o embate em Chipre a ser importante para a definição da vaga na Liga Europa. O Atlético tem um ponto de vantagem, pelo que um triunfo garantirá a continuidade nas provas da UEFA.

HOJE (5ª JORNADA)

Grupo A: Bordéus-Juventus e Bayern de Munique-Maccabi Haifa;

Grupo B: CSKA de Moscovo-Wolfsburg e Manchester United-Besiktas;

Grupo C: Real Madrid-Zurique e AC Milan-Olympique de Marselha;

Grupo D: FC Porto-Chelsea e APOEL FC-Atlético de Madrid

Sem comentários: