quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

CAN-2010 - Oportunidade única para fazerem as pazes


ARGÉLIA e Egipto estão dispostos a esquecer os violentos confrontos ocorridos a 12 e 18 de Novembro, por ocasião dos jogos entre as duas selecções, primeiro no Cairo e depois na capital do Sudão, Cartum.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos dois países magrebinos conversaram ao telefone e concordaram que se trata de “uma oportunidade única” para reatar relações que sempre foram cordiais entre estes vizinhos do norte de África.

No campo, o duelo promete ser animado. Jogadores e técnicos ainda não entraram em guerra de palavras, mesmo sabendo-se que apenas uma das equipas vai marcar presença na final. Na luta por um lugar no Mundial foi a Argélia que saiu vencedora, mas o Egipto tem agora a seu favor o facto de ter vencido as últimas duas edições da maior competição africana de selecções.

Das quatro equipas que vão marcar presença nas meias-finais de hoje, há duas com jogadores a recuperar de lesão. Uma é mesmo a Argélia, que já pode contar com Chaouchi mas não teve ontem Ziani no treino, embora os médicos garantam que recupera a tempo do jogo de hoje.

Também o Gana se prepara para enfrentar a Nigéria, às 18.00 horas, no jogo que decide qual delas estará na final. Nos ganeses, Annan já é opção, tal como Gyan e Ayew, enquanto Opoku não joga porque está castigado.

JOGOS DAS MEIAS-FINAIS (HOJE)

18:00h - Nigéria-Gana (Luanda)

21:30h - Egipto-Argélia (Benguela)

JÁ SE PREPARA CERIMÓNIA DE ENCERRAMENTO

APESAR de alguns tentarem distrair os mais curiosos, a verdade é que foram muitos os que escolheram a manhã de terça-feira para ir até ao Estádio da Cidadela, em Luanda, e ver em primeira mão o ensaio geral da cerimónia de encerramento desta edição do CAN.

Cerca de 300 dançarinos testaram pela última vez a coreografia que irão apresentar no domingo, em pleno Estádio 11 de Novembro, palco da grande final, numa bonita demonstração que vai recorrer a danças tradicionais angolanas, polvilhadas aqui e ali com coloridas máscaras que representam os vários grupos étnicos do país de “Zé Du”. E, pelo que foi possível constatar, está tudo decorado para o grande dia.

Sem comentários: