quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Dos XIX Jogos da Commonwealth: Tocha escala Maputo e Matola


A TOCHA dos XIX Jogos da Commonwealth, a disputarem-se em Outubro próximo, na capital da Índia, Nova Deli, encontra-se em Maputo desde a última segunda-feira e prossegue, amanhã, o itinerário que a levará aos 71 países que fazem parte da organização, à excepção do Zimbabwe suspenso por razões políticas.

A tocha, que chegou à capital do país vindo da vizinha Suazilândia, escalou ontem os Distritos Urbanos nº 3 e 4 e a Ilha da Catembe, depois de no dia da sua chegada ter passado pelo edifício do Município de Maputo, onde foi recebido pelo presidente da urbe, David Simango.

Escalará o Município da Matola esta manhã e, logo à noite, a sede da Comunidade Hindu em Maputo, marcando ponto final à sua passagem pelo país, visto que segue amanhã em direcção a Malawi, prosseguindo com o seu itinerário pelos restantes países da Commonwealth.

De salientar que a epopeia da tocha pelos países da Commonwealth partiu da sede da organização, em Londres, no dia 29 de Outubro do ano passado e já escalou 22 países, maioritariamente africanos, casos de Serra Leoa, Gâmbia, Gana, Nigéria, Camarões, Quénia, Tanzania, Uganda, Seychelles, Maurícias, África do Sul, Lesotho e Suazilândia.

O destino da tocha é o país anfitrião do evento, onde se prevê que chegue no dia 25 de Junho.

Sem comentários: