segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Feizal Sidat dá o “dito por não dito”



“Estamos à espera da resposta do Mart sobre a nossa proposta de renovação".

Uma fonte da Federação Moçambicana de Futebol diz ter conhecimento de que o técnico holandês terá recebido uma proposta irrecusável da Nigéria.

Depois de através dos microfones da Rádio Moçambique (RM) ter anunciado ao país e ao mundo, a partir de Lubango, Angola, que a Federação Moçambicana de Futebol (FMF) não avançaria mais com a proposta de renovação de Mart Nooij, Feizal Sidat, presidente deste organismo, desmentiu tal afirmação, ao nosso jornal, à sua chegada ao país.

Porém, o homem forte do prédio Fonte Azul diz ter sido mal interpretado pela imprensa. “Eu não disse que iríamos interromper as negociações com Mart. Disse, sim, e é um facto, que em qualquer parte do mundo, quando uma equipa ou uma selecção não ganha, tem de sofrer mudanças”.

Questionámos a Feizal Sidat sobre que mudanças, ao que, em resposta, afirmou que “podia ser a nível da equipa técnica ou mesmo de jogadores. Pode ser que tenhamos de mudar o secretário técnico, os adjuntos ou mesmo o técnico principal. Não disse, implicitamente, que seria o Mart Nooij o sacrificado. Mas permita-me lembrá-lo que o contrato dele termina agora (30 de Janeiro).”

O presidente da Federação Moçambicana de Futebol acrescentou que na quarta-feira, logo depois da derrota com a Nigéria, que ditou o afastamento dos Mambas, disse o que disse e da forma como disse porque estava com os ânimos exaltados.

NUNCA PRERESSIONEI MART

Uma das questões que têm sido levantadas pela imprensa desportiva nacional, e até mesmo pelo público, tem que ver com o relacionamento entre Feizal Sidat e Mart Nooij, ao que consta, não muito salutar, aliás, o que ficou patente nas palavras deste em reacção à derrota e consequente afastamento dos Mambas, mais uma vez, na primeira fase do Campeonato Africano das Nações (CAN). No tocante a esta matéria, Sidat disse que “nunca interferi no trabalho da equipa técnica. Essa não é a minha postura. Digo-lhe mais, as decisões que tomámos são postas em prática após um consenso federativo.

Relaciono-me bem com Mart e com toda a equipa técnica”, garantiu.

AGURDAMOS A RESPOSTA DE MART

A proposta de renovação com o seleccionador nacional, Mart Nooij, foi apresentada antes mesmo de o combinado nacional partir para Angola, para tomar parte na 27ª edição do Campeonato Africano das Nações, CAN-2010. Em entrevista ao nosso jornal, nas vésperas do arranque da prova, António Chambal, vice-presidente da Federação Moçambicana de Futebol para a Área das Selecções Nacionais, já tinha avançado esta informação.

E já com os ânimos serenados, Feizal Sidat realçou que a entidade reguladora do futebol nacional tinha mesmo apresentado a referida proposta ao técnico. “Nós continuamos interessados em ter Mart Nooij como seleccionador nacional. Agora cabe a ele decidir se aceita a proposta que lhe apresentámos. Aguardamos serenamente a resposta do técnico, o que deverá a contecer antes do dia 30 de Janeiro”, referiu.

MAMBAS TIVERERAM BOM DESEMPENHO NO CAN

Terminou sem eira nem beira a participação dos Mambas, no CAN-2010. Foi a quarta presença de Moçambique numa competição do género, e como nas outras vezes, 1986, 1996 e 1998, o nosso país não passou sequer da primeira fase, tendo somado apenas um ponto, fruto do empate a dois golos com o Benin.

De resto, como é sabido, os Mambas somaram por derrotas os restantes dois jogos (0-2 com o Egípto; 0-3 com Nigéria).

Isac Naiene

Sem comentários: