terça-feira, 21 de abril de 2009

Beira vence jogos escolares

A CIDADE da Beira é a grande vencedora da fase provincial dos VI Jogos Desportivos Escolares a nível de Sofala ao obter seis dos 12 primeiros lugares prováveis nas seis modalidades movimentadas no evento que terminou sábado passado. Sendo assim, aquela urbe foi a líder nas modalidades de futebol, voleibol e basquetebol, em ambos os sexos

O Secretário Permanente de Sofala, António Máquina
Enquanto isso, os maiores corredores vieram de Gorongosa e Cheringoma. O primeiro distrito ocupou o primeiro lugar em atletismo em masculinos com quatro medalhas de ouro, uma de prata e igual número de bronze, seguido de Cheringoma e Beira, que ocuparam os segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Em atletismo feminino, Cheringoma conseguiu quatro medalhas de ouro e uma de prata. Os segundo e terceiro lugares foram ocupados por Marínguè e cidade da Beira. Esta modalidade e a de futebol em masculino eram, entretanto, as que não eram conhecidos os seus vendedores até ao meio da tarde da sexta-feira passada, o que significa que os outros líderes foram tornados públicos na nossa edição de sábado.

Outra nota dominante é o facto de a delegação de Marromeu ter sido a mais disciplinada, embora não tenha conseguido algum lugar de relevo nas seis modalidades movimentadas nos jogos em alusão.

O evento serviu, igualmente, para provar que Sofala possui muito talento nas modalidades movimentadas. Aliás, o director provincial de Educação e Cultura, Alves Cangana, reconheceu o facto e apelou aos promotores do desporto para fazerem o respectivo aproveitamento.

Já o Secretário Permanente de Sofala, António Máquina, apelou aos 170 pré- seleccionados à fase nacional, agendada para Julho, no Niassa, para representarem condignamente a província e fazerem do evento um momento para cimentar a unidade nacional.

Entretanto, a cerimónia de encerramento dos VI Jogos Desportivos Escolares a nível da província de Sofala foi caracterizada por um ambiente de festa e muita emoção, sobretudo por parte das delegações que conquistaram alguns troféus e os atletas pré-seleccionados para a fase nacional.

“Estou muito satisfeito pelo facto de participar na fase provincial e ser pré-seleccionado para a fase nacional. Também o meu distrito conseguiu bons resultados em muitas modalidades, isso é muito bom, mas o importante não são as medalhas, é participar”, disse Dionísio Dias, de apenas 13 anos, do distrito do Dondo e pré- seleccionado em voleibol.

Sentimento similar colhemos junto de um adolescente do distrito de Marínguè, que, apesar de não ser pré-seleccionado, reconheceu que o evento serviu de mais um aprendizado pelo facto de ter sido possível trocar experiência com muitos participantes provenientes de outros pontos de Sofala com uma realidade socio cultural bem diferente da sua.

EDUARDO SIXPENCE

Sem comentários: