quinta-feira, 23 de abril de 2009

Voleibol - “Africano” da Zona VI – Qualificação para o “Mundial”: Catorze na convocatória final da selecção nacional

JÁ é conhecida a convocatória da Selecção Nacional de Voleibol de seniores masculinos que de 1 a 3 de Maio disputará, na capital do país, a primeira fase do Campeonato Africano (Zona VI) de apuramento para o “Mundial” a decorrer na Itália no próximo ano.

São ao todo 14 os atletas que integram o “esquadrão” final, sendo que maior parte provém da Académica “M”, seis.

Uma fase do jogo entre Académica "B" e União Sagrada Família Inhambane
Para salvaguardar possíveis lesões, o cubano Carlos Garcia, seleccionador nacional, convocou dois jogadores a mais em relação ao número exigido pela Federação Internacional de Voleibol de África (FIBA) que é de 12. Consumada a triagem foram dispensados dos trabalhos do combinado nacional dez atletas que durante um mês vinham tentando a sua sorte.

As sessões de treino têm vindo a decorrer no pavilhão da Académica três vezes por semana. No entanto, a carga preparatória aumentará visto que a turma moçambicana passará a treinar quatro vezes por semana, o que, de acordo com Carlos Garcia contribuirá para aumentar o ritmo e permitirá aos jogadores ganharem maior entrosamento. Ainda sobre a preparação, o técnico cubano manifestou a vontade de começar a treinar o mais rápido possível no pavilhão do Maxaquene (recinto dos jogos) de modo a que os jogadores possam habituar-se ao piso.

Falando sobre as chances de apuramento da equipa nacional, este disse estar confiante numa boa prestação, embora não conheça o valor dos adversários, nomeadamente Zimbabwe, Maurícias e Malawi. “Acredito no valor da equipa. Os jogadores têm se apresentado muito determinados nos treinos”, frisou.

Apura-se para a segunda fase o primeiro classificado. Moçambique terá como primeiro adversário as Maurícias, depois segue-se o Zimbabwe, e por último o Zimbabwe.

EIS A CONVOCATÓRIA FINAL

ACADÉMICA M: Manuel Mavale, Augusto Cherinda, Sílvio Gove*, Njangira Caetano, Carlos Macacão, Carlos Vasco e Ernesto Chongo.

COSTA DO SOL: Délcio Soares, Bonomar Macuacua e João Manjaque.

MAPUTO JET´S: Alexandre Chaúque*, Carlos Amilton, Justino Tobela e Manuel Nhambe.

(*) – Reservas

Sem comentários: