quinta-feira, 16 de abril de 2009

Moçambique e Itália reforçam cooperação

MOÇAMBIQUE e Itália vão, em breve, reforçar os laços de cooperação no capítulo desportivo, principalmente na área de formação de técnicos, tendo em vista a pesquisa de talentos e a sua preparação para os próximos compromissos internacionais em que o nosso país estará envolvido.

Pescanti (esq.), o embaixador italiano e o presidente do COM (centro)
Para o efeito, ontem, o Comité Olímpico Nacional (COM) recebeu a visita do Presidente do Comité Olímpico Italiano, Mario Pescanti, que é igualmente membro do Comité Executivo do Comité Olímpico Internacional, que se comprometeu a tudo fazer para que os apoios tanto da Itália como do Comité Olímpico Internacional cheguem a Moçambique, pois, segundo ele, o desporto é o único veículo que une os povos e é através dele que os povos se conhecem melhor.

Pescanti, que se fazia acompanhar do Embaixador da Itália em Moçambique, Carlo Lo Cascio, comprometeu-se igualmente a trabalhar junto da federação de futebol do seu país para que a selecção italiana realize um jogo em Moçambique antes do Campeonato do Mundo, que se realiza na vizinha África do Sul, caso se qualifique para essa prova.

Mas é no capítulo da formação de técnicos que Pescanti aposta. Quer que Moçambique tenha técnicos qualificados, porque só assim é que poderão pesquisar bons talentos, sem contudo, precisar como se concretizará esse projecto.

Entretanto, ainda no quadro da cooperação entre os dois países, chega hoje a Maputo uma delegação italiana ligada ao ciclismo que deverá manter conversações com a parte moçambicana no quadro da já tradicional Volta à Itália de Bicicleta.

Na sexta-feira, segundo soube a nossa Reportagem, será rubricado um acordo entre as duas partes, uma vez que a Itália pretende ajudar o nosso país na área de ciclismo.

Sem comentários: