segunda-feira, 13 de abril de 2009

MOÇAMBOLA 2009 - Desportivo, 1 – Liga Muçulmana, 1: “Águia” com lição bem estudada

O DESPORTIVO veio com a lição bem estudada e impôs-se categoricamente à Liga Muçulmana, mas a sorte foi-lhe madrasta naquele que foi o jogo mais importante da quinta jornada.

Os “alvi-negros” foram muito produtivos e transtornaram o adversário desde o início
Os “alvi-negros” foram muito produtivos e transtornaram o adversário desde o início que, vendo-se sem alternativas para anular as suas investidas, foi forçado a cometer inúmeras infracções que lhe valeram muitas sanções. Aliás, acabou pagando caro com a expulsão de Fanuel, uma das suas pedras preponderantes no eixo defensivo, que em ocasiões seguidas “bateu” dois oponentes e o árbitro da partida, João Armando, acabou exibindo-lhe um “vermelho” por acumulação de cartões amarelos. Este acabou sendo o jogo com mais cartões exibidos, um total de sete.

Com a vantagem numérica, o Desportivo viu-se na obrigação de se abrir mais e encetar maior velocidade no ataque. Foi o que fez e a Liga teve que recuar por temer represálias. Aliás, o professor Neca, técnico da equipa “muçulmana”, viu-se na obrigação de compensar a lacuna deixada por Fanuel, sacrificando um atacante, neste caso Maninho, para meter o “central” Marito. Foi uma opção estrategicamente correcta, pois o Desportivo já havia assumido a iniciativa do jogo desde o princípio e uma baixa de vulto no seu sector recuado poderia ser fatal.

Aliás, muitos avisos haviam sido dados por Isac, Aníbal, Zainadine Júnior e Mexer. Porém, o mais saliente foi aquele desvio de cabeça de Aníbal, à boca da baliza, em que Binó, o guarda-redes, foi espectacular.

A Liga só arrancou o primeiro lance de belo efeito aos 61 minutos, no qual Maninho foi às alturas e cabeceou para o travessão, na sequência de um canto.

Com o zimbaweano Sadomba desapoiado no ataque, a Liga optou por jogar em contra-ataques, aproveitando a velocidade deste. E o esquema resultou. Houve um deslize a seguir a mais uma descida “alvi-negra” e a bola foi projectada de imediato para a frente. O defensor Mexer estava um pouco adiantado e perdeu o controlo do esférico, que ficou na posse de Sadomba.

Zainandine Júnior, com quem fazia a dupla de “centrais”, estava um pouco distante para a dobra. O zimbabweano, vendo Jaimito a sair dos postes em apuros, colocou a bola para o ângulo mais distante e a visar. Foi um “balde de água fria” para o Desportivo e num momento crucial do jogo, pois faltavam apenas 10 minutos por jogar.

Contudo, os “alvi-negros” não vacilaram. Puseram mãos à cabeça e foram à luta, desta vez muito endiabrados, com as bolas a serem projectadas pelos flancos para a zona de rigor. E não tardou! Nelson, que actuava pela asa direita, despejou o esférico em jeito de arco para Mexer, nas alturas, antecipar vitoriosamente de cabeça a saída de Binó, aos 88 minutos.

Estava feita a igualdade e Mexer acabou tapando a mancha naquele lance em que se descuidou e Sadomba aproveitou a oportunidade para colocar a Liga em vantagem.

A moral subiu nas hostes “alvi-negras” e os poucos minutos que sobravam para o término da partida tornaram-se fatais para a Liga. Mas o mais vistoso lance que teria determinado a vitória “alvi-negra” partiu dos pés de Mayunda, naquele remate bem tirado fora da grande área que Binó defendeu com recurso. A bola sobrou para Sonito que infelizmente atirou sobre o corpo do “keeper” da Liga. O esférico projectou-se novamente para a confusão, donde o trinco Nelinho recarregou sobre o corpo de um adversário para canto.

Estes foram os últimos cartuchos do jogo vividos durante os quatro minutos de compensação concedidos pelo árbitro João Armando, que teve uma tarde impecável, agindo assim como mandam as leis do jogo. Não se deixou influenciar e foi técnica e disciplinarmente bom.

FICHA TÉCNICA

ÁRBITRO: João Armando, auxiliado por Edmundo Macamo e João Paulo. O quarto árbitro foi Araújo Martinho.

DESPORTIVO – Jaimito; Josué, Mexer, Zainadine Júnior e Mayunda; Isac (Lalá), Nelson, Nelinho e Muandro; Imo (Secanhe) e Aníbal (Sonito).

LIGA MUÇULMANA – Binó; Calima, Gabito II, Fanuel e Suleimane; Micas (Mack), Chico, Carlitos e Vling; Maninho (Marito) e Sadomba (Maurício).

DISCIPLINA: “vermelho” para Fanuel por acumulação de cartões amarelos. Tiveram igualmente “amarelos” Calima, Micas, Chico, todos da Liga; Nelson e Isac, do Desportivo.

SALVADOR NHANTUMBO

Sem comentários: