quinta-feira, 16 de abril de 2009

“MUNDIAL” DE ESPANHA-2009 - “Batalhão” de convocados

JÁ é conhecido o lote dos pré-convocados da Selecção Nacional de Hóquei em Patins que na próxima semana iniciará a preparação tendo em vista a sua participação no Campeonato do Mundo da modalidade do Grupo “A” que se realiza de 3 a 11 de Julho nas cidades espanholas de Vigo e Pontevedra.

Bruno Adrião, um dos mais experientes da turma nacional,
Ao todo são 21 os jogadores que foram chamados a integrar o combinado nacional, sendo que o Desportivo com sete, e o Ferroviário com cinco são as equipas que contribuem com a maior parte.

Porém, a nota de destaque da pré-convocatória vai para a estreia de Mercê Mungi na equipa nacional. Mungói deixou boas indicações no Torneio de Abertura e na Taça Fernando Duarte, e mereceu, por isso, a confiança de Pedro Pimentel para integrar o lote dos 21 atletas que lutarão para constar da convocatória final que será de dez jogadores. O jovem estreante é o único jogador do Estrela Vermelha convocado para esta difícil e honrosa missão.

O facto de apenas dez dos 21 pré-convocados poderem seguir para Espanha obrigará os jogadores a um empenho feroz nos treinos se se atender que ninguém quererá ficar de fora da “operação” Vigo. É nesta cidade, a sede do “Mundial”, que Moçambique, juntamente com a Espanha, selecção anfitriã, Angola e Colômbia, irá disputar a fase de grupos.

Nesta que é a 39ª edição, a turma nacional terá como principal adversário na luta pelos “quartos” a sua congénere de Angola, se se atender que a Espanha, bicampeã do mundo, acabará transitando para a próxima fase com maior ou menor dificuldade.

A Colômbia é teoricamente a mais acessível do grupo. Posto isso, adivinha-se uma luta titânica entre moçambicanos e angolanos pelo segundo lugar.

Um feito que Moçambique tentará repetir depois de o ter alcançado em San Juan, Argentina, em 2001, onde obteve a melhor classificação de sempre, o oitavo lugar, mercê da vitória frente à Suíça na fase de grupos, que valeu pela primeira vez o apuramento para os quartos-de-final.

BRUNO ADRIÃO PODERÁ NÃO ESTAR

O defesa Bruno Adrião, um dos mais experientes da turma nacional, é daqueles jogadores que Pedro Pimentel gostaria de ter no “Mundial” dada a sua qualidade técnica, táctica e até física. Aspectos que ficaram evidentes no “Mundial” de Montevideu 2006 e Montreux 2007. No entanto, o jogador não parece estar disposto a integrar a equipa alegando ser altura de “pendurar” o stick, pelo menos, ao mais alto nível. Bruno Adrião está actualmente sem clube.

A confirmar-se esta ausência será seguramente uma baixa de vulto para a equipa nacional que tem como principal objectivo melhorar o nono lugar obtido em Montreux-2007.

De resto, todos os outros jogadores que evoluem em Portugal já confirmaram a sua presença. Trata-se do guarda-redes Nuno Adrião, e dos avançados José Soares e Paulo Pereira, sendo que este último destacou-se nos últimos campeonatos do mundo como o melhor marcador da selecção.

Para além da Espanha, que jogará na condição de bicampeã do mundo e de anfitriã, Portugal, Argentina e Itália são os crónicos favoritos a conquistar o ceptro.

Eis a composição dos grupos: Grupo A (Vigo): Espanha, Angola, Moçambique e Colômbia; Grupo B (Vigo): Suíça, Brasil, Andorra e Holanda; Grupo C (Pontevedra): Argentina, Portugal, Chile e EUA e Grupo D (Pontevedra): Itália, França, Alemanha e Inglaterra.

EIS A PRÉ-CONVOCATÓRIA

DESPORTIVO: Arnaldo Queiroz, Nuno Tavares, Nelson Costa, Hélder Costa, David Pimentel, José Wilson Sigallete (Siga) e Bruno Pimentel.

FERROVIÁRIO: Lucas Cossa, Ivan Esculudes (Maninho), Spiros Esculudes (Kiko), Nelson Miquessene (Mafamba) e Ilídio Canda.

MAXAQUENE: Hélder Mateus, Stélio Paulo, Josuel dos Santos e Arsénio Farranguane.

ESTRELA VERMELHA: Mercê Mungói.

CLUBE HÓQUEI DE CASCAIS: Paulo Pereira.

SANTA CLARA: José Soares.

CLUBE DE OEIRAS: Nuno Adrião

Bruno Adrião (sem clube)

Sem comentários: