quarta-feira, 29 de abril de 2009

LIGA DOS CAMPEÕES EUROPEUS - Barça-Chelsea: embate memorável

O FUTEBOL de primeira está de regresso com a disputa hoje da primeira “mão” das meias-finais da Liga dos Campeões Europeus onde estarão frente-a-frente, a partir das 20.45 horas, o Chelsea e o Barcelona.

A julgar pelos encontros anteriores entre ambos, pode-se esperar um jogo tão especial para o Chelsea como o confronto memorável com o Liverpool.

Evro Sport: Barcelona
Fase de grupos 2006/07

Chelsea 1-0 Barcelona

Barcelona 2-2 Chelsea

Ao que parece, ambas as equipas guardam o seu melhor para esta ocasião especial. Em declarações ao uefa.com, Frank Lampard descreveu o seu chapéu fantástico a Victor Valdés, no jogo da segunda volta do Grupo “A”, como o seu “melhor golo, sem dúvida. Ambas as equipas passaram à fase de grupos, com o Chelsea em primeiro lugar graças ao tento vitorioso de Didier Drogba, em Stamford Bridge, e ao golo do empate, já em tempo de compensação, em Camp Nou. O português Deco, actualmente no Chelsea, marcou pelo Barcelona.

Oitavos-de-final 2005/06 (Barcelona vence com um total de 3-2)

Chelsea 1-2 Barcelona

Barcelona 1-1 Chelsea

O campeão espanhol tinha sido eliminado pelo Chelsea nesta mesma fase da prova, no ano anterior, e conseguiu a desforra graças a um triunfo por 2-1 em Stamford Bridge, no jogo da primeira “mão”. Samuel Eto'o marcou o golo da vitória a dez minutos do fim, antes de um momento de magia de Ronaldinho em Camp Nou decidir a eliminatória. Cerca de dois meses depois, o Barcelona venceu outra equipa inglesa, o Arsenal FC, e sagrou-se campeão europeu pela segunda vez na sua história.

Oitavos-de-final 2004/05 (Chelsea vence com um total de 5-4)

Barcelona 2-1 Chelsea

Chelsea 4-2 Barcelona

Um dos embates clássicos da “Champions League”. Em vantagem por 2-1, conseguida na primeira “mão”, em Camp Nou, o Barcelona foi abalado no segundo jogo com os golos de Eidur Gudjohnsen, Frank Lampard e Damien Duff a colocarem o marcador em 3-0 para o Chelsea, em apenas 19 minutos. O Barcelona respondeu e voltou a ficar em vantagem na eliminatória, graças a um “bis” de Ronaldinho antes do intervalo, com um golo de penalte e outro em que rematou de forma sublime, à entrada da grande área, com a parte de fora do pé.

No entanto, num final frenético, foi o capitão do Chelsea, John Terry, quem teve a palavra final, ao cabecear para o golo da vitória, após canto cobrado por Duff, a 14 minutos do fim.

Quartos-de-final 1999/00 (Barcelona vence com resultado total de 6-4, depois de prolongamento)

Chelsea 3-1 Barcelona

Barcelona 5-1 Chelsea

O campeão espanhol foi apanhado de surpresa pela equipa de Gianluca Vialli, com Tore André Flo a marcar dois golos nos primeiros 38 minutos, e Gianfranco Zola a fazer o 3-0 para o Chelsea, ao intervalo.

Luís Figo reduziu a diferença na segunda metade, dando ao Barcelona esperanças para a segunda “mão”, onde voltou a facturar, ajudando o conjunto catalão a levar o jogo para o prolongamento. Tentos tardios de Rivaldo, de penalte, e Patrick Kluivert, deram a vitória ao Barcelona.

Amanhã será a vez de Manchester United receber o Arsenal noutro embate das meias-finais.

HOJE

Estádio do Camp Nou

20:45 h- Barcelona - Chelsea

AMANHÃ

Estádio de Old Trafford

20:45 h - Man. United - Arsenal

Sem comentários: