sexta-feira, 3 de abril de 2009

MOÇAMBOLA-2009 - Após a euforia “Mambas” o apetecível velho “derby”

AS imagens da onda vermelha de domingo passado, no Estádio da Machava, ainda estão gravadas na nossa retina. As magníficas jogadas de Dominguez e companhia ainda preenchem espaços nobres nas televisões.

Moçambola-2009 regressa com o sensacional Maxaquene-Desportivo
A altivez dos “Mambas” diante da poderosa Nigéria ainda é motivo de variados comentários nas páginas dos jornais. É, pois, a inapagável euforia criada à volta de uma selecção que se propõe a fazer história. No entanto, enquanto outras paragens há por cumprir até que se faça história, de novo estamos voltados para o futebol intramuros, que nos recebe com o sempre sensacional “derby” entre os vizinhos e velhos rivais Maxaquene e Desportivo, marcado para domingo, às 15.00 horas, no novo campo dos “tricolores”, na Machava, e a contar para a quarta jornada do Moçambola-2009.

Coincidência ou não, a verdade é que há uma grande sintonia de interesse entre o alto momento vivido pela selecção e o início à velocidade de cruzeiro do Campeonato Nacional, que já conheceu desafios de excelente nível de espectacularidade, como foi o caso, por exemplo, do Maxaquene-Ferroviário, ganho pelos “locomotivas” por uma bola sem resposta, assim como surpresas que serviram de autêntico aviso à navegação, quando o Textáfrica veio à capital do país derrotar categoricamente o campeão por 2-0, em pleno Vale do Infulene.

Ora, são factos que, embora a prova esteja ainda na sua etapa inicial, constituem um forte convite para aquilo que teremos ao longo desta maratona de 26 jornadas, com imprevisibilidades em cada ronda, surpresas neste e naquele embate, criando-se assim um interesse crescente de fim-de-semana para fim-de-semana e em todos os palcos escalados por este campeonato.

Para o caso específico da quarta jornada, a zona da Machava volta a ser referência, pois evoluirão no actual campo dos “tricolores” os sempre rivais Maxaquene e Desportivo, num encontro que tem todos os condimentos para prender a atenção dos espectadores do primeiro ao último minuto. Ambos os times possuem jogadores que são dos melhores do país e o seu esforço, naturalmente, será o de mostrar que não são estrelas por acaso.

Aliás, depois de uma temporada verdadeiramente para esquecer, em 2008, desta vez, nem um nem outro quer se deixar surpreender. Após três rondas, os “alvi-negros” figuram entre os primeiros, somando sete pontos, mais três que os “tricolores”. Significa isto que, caso ganhem no domingo, aumentarão o fosso em relação ao vizinho, enquanto se for este a triunfar apenas conseguirá alcançar a turma de Artur Semedo.


LÍDER EM NAMPULA

Com um começo impetuoso, facto que lhe vale a liderança invicta e isolada, a Liga Muçulmana volta a assumir-se como um sério candidato ao título. Os valorosos reforços que foi buscar, tanto no mercado interno como no estrangeiro, são elucidativos desta realidade.

Na presente jornada viaja para Nampula, onde tem encontro marcado, domingo, no Estádio 25 de Junho, com o novo primodivisionário Ferroviário de Nacala, ainda a braços com problemas de inserção numa competição deste quilate. Se, à partida a equipa do Prof. Neca é favorita, apesar de jogar fora de casa, importa referir, também, que os “locomotivas” da cidade portuária precisam de começar a mostrar serviço.

Bem surpreendido na jornada transacta, o Ferroviário de Maputo procurará, desta vez, rectificar os erros e novamente içar a sua confiança. Joga domingo, no Estádio da Machava, na condição de visitante, frente ao Matchedje, um colosso que regressa ao convívio dos grandes com objectivos claríssimos: não carregar tão já o peso de concorrente ao título, mas trabalhar de forma a rapidamente reconquistar o seu espaço no seio da principal nomenclatura do futebol moçambicano.

Duelo que se perspectiva interessante será travado no campo do Desportivo de Tete, colocando frente-a-frente os dois representantes desta província no Moçambola-2009, designadamente HCB de Songo e Chingale. Já se vê, à distância, a rivalidade que começará a existir entre as duas cidades, cada uma puxando pelo melhor na prova, daí se esperar 90 minutos extremamente renhidos.

As deslocações dos Ferroviários de Nampula e da Beira a Chimoio e Lichinga, respectivamente, constituem também motivos de enorme expectativa, até porque se defrontarão equipas do mesmo timbre. No campo da Soalpo, o Textáfrica pretende voltar ao nível dos tempos áureos dos “fabris”, pelo que os nampulenses enfrentarão seríssimos problemas, logo perante um conjunto animado com o triunfo alcançado na Machava. Igualmente, os beirenses passarão por muitas dificuldades face ao FC Lichinga, embora nos jogos anteriores este tenha revelado graves deficiências competitivas.

No único embate programado para amanhã, a espectacularidade também poderá ser um facto. Encontrar-se-ão Atlético Muçulmano e Costa do Sol, no ex-campo do Maxaquene, na Baixa da cidade, saltando desde já à vista um duelo cujo desfecho é imprevisível. É verdade que os “canarinhos” apresentam-se com alguma dose de favoritismo, aliada à diferença de quatro pontos que leva, no entanto, é preciso nunca esquecer que a turma de Arnaldo Salvado já reclama espaço no seio dos grandes.

CALENDÁRIO DA 4ª JORNADA

AMANHÃ

Ex-campo do Maxaquene (Baixa)

15:00 h – Atlético Muçulmano-Costa do Sol

DOMINGO

Campo do Maxaquene (Machava)

15:00 h – Maxaquene-Desportivo

Estádio da Machava

15:00 – Matchedje-Ferroviário

Campo da Soalpo

15:00 h – Textáfrica-Fer. Nampula~

Campo do Desportivo de Tete

15:00 h – HCB-Chingale

Estádio Municipal 1º de Maio

15:00 h – FC Lichinga-Fer. Beira

Estádio 25 de Junho

15:00 h – Fer. Nacala-Liga Muçulmana

CLASSIFICAÇÃO ACTUAL

J V E D B P

1º LIGA MUÇULMANA 3 3 0 0 7-0 9

2º Costa do Sol 3 2 1 0 5-1 7

3º Desportivo 3 2 1 0 5-2 7

4º Textáfrica 3 2 0 1 4-3 6

5º Ferroviário de Maputo 3 2 0 1 3-2 6

6º Maxaquene 3 1 1 1 4-4 4

7º Ferroviário da Beira 3 1 1 1 2-2 4

8º Atlético Muçulmano 3 1 1 1 2-3 4

9º HCB 3 1 0 2 1-3 3

10º Matchedje 3 0 2 1 0-1 2

11º Ferroviário de Nampula 3 0 2 1 2-4 2

12º Chingale 3 0 1 2 1-3 1

13º Ferroviário de Nacala 3 0 1 2 1-4 1

14º FC Lichinga 3 0 1 2 3-7 1

Sem comentários: