terça-feira, 5 de janeiro de 2010

CAN ANGOLA-2010: Cerimónia de abertura com música e dança


O COMITÉ Organizador da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações Angola-2010 anunciou a programação completa da cerimónia de abertura da competição, no próximo domingo, no Estádio 11 de Novembro, em Luanda. A cerimónia oficial de abertura começa às 18.45 horas locais (19.45 de Maputo).

Haverá entoação do hino da Confederação Africana de Futebol (CAF), discurso do seu presidente, o camaronês Issa Hayatou, e declaração de abertura da prova, pelo Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos.

O espectáculo cultural da cerimónia de abertura realçará a História e as potencialidades angolanas. “O grande tema é Angola, país de futuro: ontem, hoje e amanhã”, disse Manuel Sebastião, director da Cultura de Luanda e coordenador técnico do Ministério da Cultura para o CAN.

As coreografias, com 2300 figurinos, vão expressar artisticamente a escravatura, a luta pela libertação e a proclamação da independência de Angola, para além das potencialidades do país e o esforço de reconstrução nacional.

A organização de toda a cerimónia de abertura, com respeito à tecnologia de som, imagem e luz, está sob a responsabilidade da empresa de eventos Cunha Vaz. Segundo Vicente Carvalho, coordenador-geral da empresa, 100 técnicos estrangeiros e 100 técnicos angolanos estão a trabalhar para o êxito da festa.

Às 20.00 horas locais (21.00 de Maputo), depois da saudação das equipas pelo Presidente José Eduardo dos Santos, pelo Ministro da Juventude e Desportos de Angola, Gonçalves Muandumba, pelo Presidente da CAF, Issa Hayatou, e pelo Presidente da Federação Angolana de Futebol, Justino Fernandes, inicia-se o jogo inaugural, entre Angola e Mali, referente ao Grupo “A”.

O adepto que chegar antes do início da cerimónia de abertura poderá assistir o festival gimnodesportivo a partir das 17.30 horas.

Sem comentários: