terça-feira, 5 de janeiro de 2010

CAN ANGOLA-2010: “Mambas” desembarcam em Luanda na sexta-feira



A SELECÇÃO moçambicana, que se encontra a efectuar um estágio competitivo na cidade sul-africana de Bloemfontein, desembarca em Luanda na sexta-feira, num voo comercial da “South African Airways” (SAA), com partida de Joanesburgo.

Significa isto que os “Mambas” estarão em Angola dois dias antes da abertura da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações de 2010, a acontecer domingo, no novo Estádio 11 de Novembro, em Luanda.

De acordo com as previsões, a Selecção Nacional não sairá do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, na capital angolana, pois imediatamente seguirá viagem para Benguela, a cidade-sede do Grupo “C”, onde se encontra juntamente com o Egipto, Nigéria e Benin.

No seu programa de trabalho em Bloemfontein a turma orientada por Mart Nooij cumpriu ontem e hoje sessões de treino, estando amanhã reservado o segundo embate – mais a sério, conforme destaca a equipa técnica – com o Gabão, outra selecção a estagiar em terras sul-africanas e que no CAN está adstrito ao Grupo “D”, em Lubango, com os Camarões, Tunísia e Zâmbia.

Numa partida menos puxada, realizada na tarde de domingo, Moçambique perdeu diante do Gabão por uma bola sem resposta, coincidentemente, o mesmo resultado que obteve nos embates anteriores, frente ao Malawi, no Songo, em Tete, e à Zâmbia, em Joanesburgo.

Os “Mambas” deixam Bloemfontein ao fim da tarde de quinta-feira rumo à capital do rand, onde irão pernoitar. Por volta das 11.00 horas de sexta embarcam com destino a Luanda, já com a delegação completa, uma vez que alguns dirigentes da Federação Moçambicana de Futebol só se juntarão à equipa nessa altura. Em Benguela, a selecção estará alojada no Hotel Tropicana, no Lobito, uma cidade-satélite ao estilo de Matola em relação a Maputo e que fica a cerca de 30 quilómetros de Benguela.

A cinco dias do arranque do CAN, as selecções já começam a chegar ao “teatro das operações”. Burkina Faso foi a primeira equipa a chegar, no dia 31 de Dezembro, estando já em Cabinda, sede do Grupo “B”, onde tem como adversários Costa do Marfim, Gana e Togo.

Os angolanos, anfitriões da prova, que no domingo empataram 1-1 com a Gâmbia, no epílogo do seu estágio no Algarve, em Portugal, eram esperados ontem em Luanda, enquanto as “Super Águias” da Nigéria desembarcam amanhã, após alguns dias de concentração na África do Sul.

A seguir será a vez das formações do Gana, também a partir da África do Sul, e da Argélia, que se encontra na cidade francesa de Marselha. A última selecção a pisar o solo angolano será a dos Camarões, na segunda-feira, um dia depois do início da competição.

Sem comentários: