terça-feira, 8 de dezembro de 2009

CAN ANGOLA-2010 - Forma e abordagem do jogo no horizonte dos “Mambas”



MELHORAR a condição técnica e táctica, sem descurar a manutenção física, é a prioridade nos trabalhos de preparação da Selecção Nacional de Futebol, ontem iniciados no campo da Liga Muçulmana, na Matola, tendo em vista o CAN Angola-2010, que se realiza entre os dias 10 e 31 de Janeiro

Os “Mambas” apresentaram-se somente com o grupo interno, face à indisponibilidade dos jogadores que actuam no estrangeiro, onde ainda decorrem os respectivos campeonatos. Aliás, mesmo entre os internos, nem todos os convocados se apresentaram nesta primeira sessão, tendo faltado o meio-campista “canarinho” Ruben e os pontas-de-lança Luís e Tony, dos Ferroviários de Maputo e da Beira, respectivamente. Dispensados a fim de se concentrarem na sua viagem para Portugal, mais concretamente para o Sporting, já amanhã, estão os “alvi-negros” Mexer e Zainadine Júnior.

No total, são 16 os jogadores que se fizeram à sessão de ontem, designadamente os guarda-redes Binó, Lamá e Pinto; os defesas Fanuel, Campira e Whisky; os médios Momed Hagy, Nelinho, Danito Parruque, Mustafá, Alvarito, Mayunda, Carlitos e Josimar e os avançados Jerry e Hélder Pelembe.

A primeira sessão versou, fundamentalmente, a abordagem de aspectos técnicos e tácticos, nomeadamente a construção de jogadas tendo como objectivo a finalização. Aliás, a preparação não vai fugir a este princípio, atendendo que os “Mambas” ainda não tiveram espaço de descanso suficiente devido à campanha de qualificação para esta prova. Assim sendo, a equipa técnica quer evitar ao máximo a sobrecarga dos jogadores, visto que o Moçambola acaba igualmente de terminar.

SEM GRANDES NOVIDADES

O técnico-adjunto dos “Mambas”, Miguel Chau, foi quem orientou o treino de ontem e, provavelmente, dirigirá também o de hoje, uma vez que o Seleccionador Nacional, Mart Nooij, ainda não regressou da sua terra natal, Holanda, onde foi passar alguns dias de repouso. O técnico era esperado ontem em Maputo e tudo indica que chega hoje ou amanhã.

Miguel Chau disse que não haverá grandes novidades na habitual forma de preparação dos “Mambas”, mas sim um controlo regular para permitir que os jogadores mantenham a condição física e a sua forma, apostando apenas na potenciação das suas qualidades individuais para elevar os níveis de confiança e uma boa abordagem do modelo de jogo.

“Esperamos que não haja situações de lesões e que os jogadores mantenham a boa condição física durante esta fase que nos separa do CAN”, desejou Chau.

CONCENTRAÇÃO MÁXIMA APÓS JOGO COM MALAWI

Tudo indica que os “Mambas” estarão na sua máxima força a partir do dia 26 deste mês, depois do jogo amigável com o Malawi, a 19 ou 20, no Songo. Este será, provavelmente, o único ensaio que farão em solo pátrio antes de partirem para o estágio fora do país. No Songo, a selecção defrontará, igualmente, uma selecção regional antes do encontro com os malawianos, neste que será o seu estágio pré-competitivo antes de rumar para a África do Sul.

Os “Mambas” estarão no Songo uma semana, em cumprimento da segunda fase de preparação. Regressam a Maputo a 20, dando prosseguimento aos trabalhos nos dias 21 e 22, a anteceder a partida para o estrangeiro, na terceira e última fase de preparação, que visará a adaptação às condições climatéricas, tendo em conta o local onde estarão baseados, a cidade de Benguela.

Os jogadores serão dispensados no dia 23 para se juntarem às famílias na festa do Natal. A primeira fase, que arrancou ontem, prolongar-se-á até ao dia 13. Durante este período, estarão alojados na Matola.

Para esta campanha, Mart Nooij convocou 34 jogadores, dos quais 13 militam no estrangeiro, designadamente Kampango, Tico-Tico, Dominguez, Dário Monteiro, Miro, Dário Khan, Paito, Genito, Simão, Gonçalves, Zé Luís, Mano e Mbinho, que é a única novidade na convocatória

Sem comentários: