
OS “Mambas” vão brindar os presos da Machava, concretamente da Cadeia de Máxima Segurança, vulgo BO, com futebol de primeira água esta manhã (9.00 horas), no âmbito da inserção social do recluso.
A Selecção Nacional cumpre assim a promessa feita há meses quando iniciou o intercâmbio entre as equipas do Moçambola e reclusos e que permitiu que várias equipas se deslocassem às Cadeias Central e de Máxima Segurança da Machava, casos do Costa do Sol, Ferroviário, Maxaquene, Liga Muçulmana, Atlético Muçulmano, Matchedje, HCB de Songo e algumas universidades sediadas na cidade de Maputo.
Espera-se por um ambiente bastante comovente, como tem sido apanágio, a equipa de reclusos, para a recepção dos “Mambas”, reforçado-se com a junção das duas selecções, nomeadamente da BO e da Cadeia Central, para formar o que apelidaram de “Mambas da Machava”.
Este jogo marcará o fim da época futebolística nas Cadeias Central e da Máxima Segurança da Machava.
Infelizmente, os reclusos não terão a oportunidade de ver todos os artistas e seus ídolos, sobretudo aqueles que actuam no estrangeiro, que disputam os respectivos campeonatos. Praticamente, os “Mambas” que hoje escalarão a BO fazem parte do grupo interno, que na última terça-feira iniciou a preparação para o CAN de Angola-2010.
Trata-se dos guarda-redes Binó, Lamá e Pinto; os defesas Fanuel, Campira e Whisky e Mayunda; os médios Momed Hagy, Nelinho, Danito Parruque, Mustafá, Alvarito, Carlitos e Josimar e os avançados Jerry, Hélder Pelembe e Tony, este último que se juntou hoje ao grupo. Ruben e Luís continuam a pautar pela ausência e sem justificação, segundo contou fonte da equipa técnica. Por seu turno, Mexer e Zainadine Júnior foram dispensados para atenderem a sua transferência para o Sporting de Portugal.
De salientar que, por cada golo, a selecção de reclusos terá um prémio especial correspondente a cinco dias de visita extra por cada um dos integrantes da equipa como prenda especial por ocasião das festas do Natal e fim-do-ano que se aproximam. No intercâmbio com as equipas do Moçambola, as selecções da BO e da Cadeia Central tiveram em cada golo registado um dia de visita extra. '
Entretanto, a par da partida de futebol, a organização preparou espaço para a realização de algumas actividades culturais envolvendo os grupos culturais da Associação Provida, promotora do intercâmbio, e de Nomo e Búfalo/Wantsongo.
Sem comentários:
Enviar um comentário