quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

“Mambas” recreiam-se com reclusos da Machava



OS “Mambas” vão brindar os presos da Machava, concretamente da Cadeia de Máxima Segurança, vulgo BO, com futebol de primeira água esta manhã (9.00 horas), no âmbito da inserção social do recluso.

A Selecção Nacional cumpre assim a promessa feita há meses quando iniciou o intercâmbio entre as equipas do Moçambola e reclusos e que permitiu que várias equipas se deslocassem às Cadeias Central e de Máxima Segurança da Machava, casos do Costa do Sol, Ferroviário, Maxaquene, Liga Muçulmana, Atlético Muçulmano, Matchedje, HCB de Songo e algumas universidades sediadas na cidade de Maputo.

Espera-se por um ambiente bastante comovente, como tem sido apanágio, a equipa de reclusos, para a recepção dos “Mambas”, reforçado-se com a junção das duas selecções, nomeadamente da BO e da Cadeia Central, para formar o que apelidaram de “Mambas da Machava”.

Este jogo marcará o fim da época futebolística nas Cadeias Central e da Máxima Segurança da Machava.

Infelizmente, os reclusos não terão a oportunidade de ver todos os artistas e seus ídolos, sobretudo aqueles que actuam no estrangeiro, que disputam os respectivos campeonatos. Praticamente, os “Mambas” que hoje escalarão a BO fazem parte do grupo interno, que na última terça-feira iniciou a preparação para o CAN de Angola-2010.

Trata-se dos guarda-redes Binó, Lamá e Pinto; os defesas Fanuel, Campira e Whisky e Mayunda; os médios Momed Hagy, Nelinho, Danito Parruque, Mustafá, Alvarito, Carlitos e Josimar e os avançados Jerry, Hélder Pelembe e Tony, este último que se juntou hoje ao grupo. Ruben e Luís continuam a pautar pela ausência e sem justificação, segundo contou fonte da equipa técnica. Por seu turno, Mexer e Zainadine Júnior foram dispensados para atenderem a sua transferência para o Sporting de Portugal.

De salientar que, por cada golo, a selecção de reclusos terá um prémio especial correspondente a cinco dias de visita extra por cada um dos integrantes da equipa como prenda especial por ocasião das festas do Natal e fim-do-ano que se aproximam. No intercâmbio com as equipas do Moçambola, as selecções da BO e da Cadeia Central tiveram em cada golo registado um dia de visita extra. '

Entretanto, a par da partida de futebol, a organização preparou espaço para a realização de algumas actividades culturais envolvendo os grupos culturais da Associação Provida, promotora do intercâmbio, e de Nomo e Búfalo/Wantsongo.

Sem comentários: