quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

PREPARAÇÃO PARA O CAN ANGOLA-2010 - Três países pretendem defrontar Moçambique



O PESO conquistado pela Selecção Nacional de Futebol no contexto internacional, consubstanciado pela brilhante e meritória qualificação para o Campeonato Africano das Nações Angola-2010, está a registar repercussões extraordinárias.

Numa altura em que estamos a cerca de um mês do pontapé de saída da maior festa futebolística do continente, a decorrer entre os dias 10 e 31 de Janeiro, nas cidades de Luanda, Cabinda, Benguela e Lubango, os “Mambas” acabam de receber convites de três países para a realização de desafios particulares, tendo como propósito a preparação daquele evento. Trata-se de convites da Tunísia, Gabão e África do Sul, este último anfitrião do Campeonato do Mundo.

A efectivação destes desafios terá lugar em terras sul-africanas, uma vez que, finalmente, a Federação Moçambicana de Futebol, em coordenação com o Gabinete Técnico, chefiado pelo seleccionador Mart Nooij, decidiu que os “Mambas” estagiarão naquele país vizinho, mais concretamente em Bloemfontein. Foi nesta cidade, recorde-se, que a nossa selecção defrontou o Gana, na altura com Abedi Pelé em alta, na derradeira jornada do Grupo D do CAN África do Sul-96.

Os convites para a turma moçambicana, recebidos com satisfação pela Federação e pela equipa técnica, uma vez que revelam, de facto, a alta cotação dos “Mambas” na bolsa de valores futebolística, estão neste momento a ser minuciosamente estudados, cabendo a Mart Nooij a última palavra, em função daquilo que são os seus interesses e estratégias, assim como das características dos adversários a enfrentar no CAN. O estágio em Bloemfontein decorrerá, em princípio, de 27 de Dezembro a 7 de Janeiro.

Enquanto a África do Sul, novamente comandada pelo brasileiro Carlos Alberto Parreira, se prepara para o Mundial, a ter lugar somente entre 11 de Junho e 11 de Julho, Tunísia e Gabão, à semelhança de Moçambique, vêem-se pressionados face à aproximação da sua prova, neste caso, o Campeonato Africano. Tunisinos e gaboneses, coincidentemente, estão no Grupo D, sediado no Lubango, juntamente com Camarões e Zâmbia.

CONVOCADOS 34 JOGADORES

A preparação dos “Mambas” com vista a esta grandiosa competição continental começa já na segunda-feira. Para o efeito, o seleccionador nacional convocou 34 jogadores, sendo 21 do Moçambola e 13 a militar no estrangeiro.

De acordo com o programado, por enquanto, estarão envolvidos nos trabalhos da equipa os atletas que actuam internamente. De 7 a 14 de Dezembro estarão em Maputo, para, posteriormente, efectuarem um estágio em Tete, onde se prevê defrontem o Malawi, que igualmente se prepara para o Campeonato Africano,. Os “Mambas” estarão em Tete até ao dia 20, para, entre 23 e 26, serem dispensados de modo a passarem a festa do Natal junto das suas famílias.

Já na partida para o estágio em Bloemfontein, no dia 27, haverá novidades na equipa: 13 dos jogadores do grupo do Moçambola serão dispensados e substituídos por igual número de estrangeiros. Significa isto que, na África do Sul, Mart Nooij terá também à sua disposição 34 jogadores. Destes, no final do estágio, será feita a convocatória final, isto é, dos 23 eleitos para envergar o “jersey” nacional em terras angolanas.

Os convocados, neste momento, são os seguintes:

Ferroviário de Maputo – Pinto, Whisky, Danito Parruque, Momed Hagy, Jerry e Luís

Liga Muçulmana – Binó, Lamá, Fanuel e Carlitos

Desportivo – Mexer, Zainadine Júnior, Nelinho e Mayunda

Costa do Sol – Josimar, Alvarito e Ruben

Maxaquene – Mustafá e Hélder Pelembe

Ferroviário da Beira – Tony

Sem clube – Campira

Do estrangeiro, a lista contempla Tico-Tico, Dominguez, Dário Monteiro, Miro, Dário Khan, Paíto, Genito, Kampango, Simão, Gonçalves, Zé Luís, Mano e Mbinho, este último, segundo informações disponíveis, a fazer um grande campeonato pelo Sumouha, do Egipto.

Sem comentários: