segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Taça dos Campeões Africanos: Abreu Muhimua apita José Ferrete comissário



APESAR de as nossas equipas não se encontrarem presentes na prova – o Ferroviário, quarto classificado na qualificação zonal, foi riscado da agenda – o certo é que o nosso basquetebol estará representado na fase final da 24ª edição da Taça dos Campeões de África em Seniores Masculinos, a decorrer entre os dias 13 e 22 do mês em curso, em Kigali.

Pois, Moçambique estará na capital do Ruanda através do árbitro internacional Abreu Muhimua e do comissário da FIBA-África José Ferrete.

A nomeação destas duas figuras surge pelo reconhecimento ao seu excelente desempenho por parte do organismo que superintende o basquetebol africano. Abreu Muhimua tem sido frequentemente nomeado para grandes eventos, como são os casos do Campeonato do Mundo e dos Jogos Olímpicos, nos quais deixou bem vincadas as suas qualidades. Por essa razão, não é de admirar a presente nomeação.

José Ferrete, ex-árbitro internacional, quando abraçou a carreira de comissário fê-lo com a certeza de que era possível colocar o nome de Moçambique no grupo destes elementos que a FIBA-África confia a missão de supervisionar os campeonatos. Aliás, depois de ter dirigido, com sucesso, a criação da Liga Nacional de Basquetebol, responsável pela Liga Nacional Vodacom, a importância de Ferrete, internamente, ganhou referências particulares, ao se equacionar o seu nome para a presidência da Federação Moçambicana da modalidade, em substituição de Ilídio Caifaz.

Na Taça dos Campeões, em Kigali, estarão presentes seis equipas, a saber: APR e uma outra, do Ruanda; ASB Mazembe, da RD Congo; Coop-Bank, do Quénia; Petro de Luanda e 1º de Agosto, detentor do título, de Angola.

Recorde-se que, há dias, teve lugar em Cotonou, no Benin, a disputa da Taça dos Campeões em Femininos, competição conquistada pelo First Bank, da Nigéria. Os representantes moçambicanos nessa prova, Desportivo e A Politécnica, foram terceiro e quinto classificados, respectivamente.

Sem comentários: