quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

MUNDIAL-2010 - FIFA exclui França de cabeças-de-série


A FIFA divulgou ontem no seu sítio oficial os cabeças-de-série e os potes que irão compor o sorteio do Campeonato do Mundo de 2010, que se realiza amanhã, na cidade sul-africana do Cabo, com a presença de “astros” do mundo da bola e até do cinema internacional.

Tendo em conta um novo critério, a entidade máxima do futebol definiu os oito cabeças-de-série com uma surpresa: a exclusão da França, campeã mundial de 1998 e actual vice, mas que esteve mal nas eliminatórias, e a inclusão da Holanda, actualmente terceira classificada no ranking das selecções, atrás apenas da Espanha e do Brasil.

“No passado os cabeças-de-série eram determinados por uma mistura do “ranking” e a performance nos últimos “Mundiais”, mas, desta vez, a sensação era a de que o “ranking” de Outubro representava bem as melhores equipas do torneio”, explicou Jérome Valcke, secretário-geral da entidade, justificando a escolha.

No pote 1, o dos cabeças-de-série, estarão, além de Espanha, Brasil e Holanda, as selecções da Itália, Argentina, Alemanha, Inglaterra e a anfitriã do evento, África do Sul, que já tem definido como seu grupo o de letra A.

A FIFA determinou ainda que o pote 2 será composto pelas selecções da zona asiática (Austrália, Japão, Coreia do Sul e Coreia do Norte), América Central e Caribe (Honduras, México e Estados Unidos) e Oceânia (Nova Zelândia).

No 3 estão inclusas as restantes equipas da América do Sul (Chile, Paraguai e Uruguai) e os africanos (Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana e Nigéria), enquanto no último pote, o 4, estão os representantes europeus (Dinamarca, França, Grécia, Portugal, Sérvia, Eslováquia, Eslovénia e Suíça).

Sem comentários: