segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Torneio Inter-Selecções Provinciais: Canecão para Cidade Maputo



A CIDADE de Maputo sagrou-se vencedora da primeira edição do Torneio Inter-Selecções Provinciais, uma iniciativa exclusiva da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) que tem como principal objectivo a descoberta e promoção de talentos que constituirão a base das selecções nacionais de formação.

Para se sagrarem vencedores, os maputenses derrotaram, sábado, a sua congénere de Nampula, por 2-1, concluindo as três jornadas em disputa sem conhecer o sabor amargo da derrota. A sua primeira vítima foi Inhambane (3-2), na quinta-feira, e depois Sofala (4-0), no dia seguinte. Estes resultados foram determinantes para o sucesso de Maputo-Cidade no torneio, pois partiu para o jogo decisivo com a vantagem de três pontos em relação aos restantes concorrentes e um empate apenas seria suficiente para a conquista do troféu.

Os maputenses tiveram ainda a felicidade de marcar muito cedo no derradeiro embate. Os dois tentos foram conseguidos aos cinco e 17 minutos, respectivamente, e justificaram efectivamente a sua entrada empolgante e que deixou os nampulenses perplexos durante toda a primeira parte.

Porém, a iniciativa de jogo pertenceu a Nampula e em duas ocasiões, nos primeiros dois minutos, dois dos seus atacantes não tiveram inteligência suficiente para baterem o guarda-redes Isidro. E o arrependimento não tardou, pois o maputense Naftal, numa sobra que resultou dum livre, apareceu a rematar forte e rasteiro a visar decorridos cinco minutos da contenda.

Mais motivados, os maputenses foram à carga e as investidas sucederam-se até que Dércio, um dos jogadores mais célebres da equipa anfitriã, foi travado em falta quando, desesperado, o guarda-redes nampulense Suaibo foi aos seus pés. Próximo, o juiz da partida assinalou penalte, tendo Clésio marcado com êxito.

Aliás, tantas outras oportunidades para Maputo-Cidade alargar a vantagem pertenceram a Clésio, como jogador mais avançado dos maputenses e que provocou muita briga entre a defensiva nampulense. A melhor ocasião foi aquela em que a escassos metros da baliza atirou sobre o guarda-redes Suaibo, aos 26 minutos.

REACÇÃO NAMPULENSE DEIXA MAPUTO EM APUROS

A segunda parte foi marcada por momentos críticos em que o anti-jogo tomou conta de alguns jogadores, com maior incidência para Maputo-Cidade que, ao invés de fazer prevalecer o que caracterizou a sua actuação ao longo do primeiro tempo, tornou-se numa equipa violenta.

E esta forma de agir trouxe as suas consequências aos maputenses, pois não tardou que ficassem reduzidos a 10 unidades com a expulsão do autor do primeiro golo. Naftal, que havia sido castigado na primeira parte, acabou sendo a vítima por anti-jogo, que lhe valeu mais um amarelo.

A complicação começou daí, visto que os nampulenses, que vinham com uma nova estratégia ofensiva para a segunda parte, tiveram mais espaço de manobra para chegarem à baliza de Isidro. Os maputenses tiveram que recuar para travar a frequência de perigo e tudo dava indicação que a qualquer momento os nampulenses iriam marcar. E foi igualmente na sequência de um livre que Massawa, um dos jogadores mais preponderantes no ataque de Nampula, atirou a visar no decurso do primeiro quarto.

Maputo-Cidade apanhou calafrios, mas era cedo porque o pior veio depois. Porém, os nampulenses não souberam explorar as oportunidades que tiveram, muitas vezes a atirarem desenquadrados com a baliza dentro da grande área. Massawa teve culpa quando, aos 22 minutos, chutou ao lado só com o guarda-redes pela frente.

A ansiedade em chegar ao empate o mais cedo possível para tentar o golo da vitória terá tramado os nampulenses, pois o mais fácil tornou-se o mais difícil, uma vez que faziam tudo com perfeição, mas tudo estragava-se quando próximos da baliza de Isidro.

Mesmo assim, continuaram a lutar e, numa outra investida, o também talentoso Caíque atirou sobre o travessão, a um minuto do fim dos 80 regulamentares. Foi o adeus. Pois nem os cinco minutos de compensação foram proveitosos para os nampulenses, que nesta partida mereceram outra sorte.

Aliás, este jogo foi marcado por dois momentos: uma primeira parte dominada pelos maputenses e a outra pelos nampulenses.

De salientar que este jogo foi antecedido por um outro entre as selecções de Sofala e Inhambane, inserida nesta que foi a terceira e última jornada do torneio, iniciado na passada quarta-feira e que foi disputado numa única volta e no sistema de todos contra todos.

Sofala saiu a ganhar a Inhambane, por 4-1, depois de 1-0 ao intervalo. Com esta derrota, a equipa de Inhambane tornou-se na pior de todos os quatro concorrentes.

Recordar também que este torneio foi o culminar das fases regionais, nas quais saíram apuradas as equipas de Maputo-Cidade (Sul), Sofala (Centro) e Nampula (Norte) mais o segundo melhor classificado de todas as zonas (Inhambane).

FICHA TÉCNICA

ÁRBITRO: Virgílio Absalão, auxiliado por Domingos Machava e Feliciano Pedro. O quarto árbitro foi Luís Jumisse.

MAPUTO-CIDADE – Isidro, Francisco, Alberto I, Naftal e Sidique; Alberto II, Esmeraldo, Jorge (Lucas) e José (Victor), Clésio e Dércio (Estêvão).

NAMPULA – Suaibo; Herculano (Josefo), Félix, Arone e Nuro; Gildo, Merino (Abu), Abobacar (Moche) e Apaite; Massawa e Caíque.

DISCIPLINA: Vermelho para Naftal por acumulação de amarelos. Cartolinas amarelas para Victor, Abu e Suaibo.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

J V E D B P

MAPUTO Cidade 3 3 0 0 8-3 9

Sofala 3 2 0 2 6-6 6

Nampula 3 1 0 2 6-5 3

Inhambane 3 0 0 3 4-11 0

SALVADOR NHANTUMBO

Sem comentários: