quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Para acolher Moçambola 2010: Estádio do Vilankulo vai ter relva nova



AS obras de reabilitação do Estádio Municipal de Vilankulo, na província de Inhambane, arrancam a 10 de Janeiro próximo, nomeadamente a construção de um sistema de abastecimento de água para regar a relva e a conclusão dos trabalhos da reposição dos danos causados pelo ciclone Flávio em 2007.

Para esta actividade, Vilankulo precisa de 275 mil dólares, sendo duzentos para infra-estruturas e 75 mil dólares para o piso.

Os trabalhos desta empreitada poderá ser adjudica a TOPTURF, uma empresa sul-africana especializada nestas actividades que já se encontra na vila de Vilankulo para avaliar o estado actual do piso e proceder ao levantamento das necessidades.

TOPTURF, com sucursais em quatro países, nomeadamente Suazilândia, Botswana, Zâmbia e Lesotho, construiu cinco estádios na África do Sul para a Copa do Mundo do próximo ano, sendo o Estádio de Port Elizabeth com a relva mais cara de todas, avaliada em nove milhões de randes.

Técnicos desta firma trabalharam ontem na vila turística de Vilankulo para tomar conhecimento do objecto da obra tendo para o efeito chegado à conclusão de não haver necessidade da remoção de toda estrutura da relva para a colocação de nova. Será construído um novo sistema de rega com capacidade para sessenta mil litros por dia, nova tubagem, entre outros acessórios que poderão assegurar a utilização do Estádio até a primeira jornada do Moçambola-2010.

Para a identificação e contratação desta firma internacional, o Presidente do Conselho Municipal de Vilankulo, Suleimane Amugi, pai de Yassin Amugi, patrono do clube, deslocou-se semana passada à África do Sul, primeiro para visitar as obras desta empresa e formular um convite oficial à TOPTURF para a reabilitação do Estádio Municipal de Vilankulo.

Suleimane Amugi disse em contacto com a nossa Reportagem que a SASOL está disposta a apoiar o clube local a encontrar formas de ter prontas as suas infra-estruturas desportivas antes do início da prova (Moçambola) no próximo ano.

VICTORINO XAVIER

Sem comentários: