quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Promoção do intercâmbio desportivo e cultural com reclusos: Prisões e Provida assinam memorando de entendimento



OS Serviços Nacionais de Prisões (SNAPRI) e a Associação Projecto de Vida para Crianças e Jovens (PROVIDA) assinaram, segunda-feira, um memorando de entendimento visando a promoção de actividades desportivas e culturais nos recintos prisionais tendo como finalidade a inserção social do recluso.

Com a assinatura do acordo, as duas instituições pretendem ver que outras actividades sociais, nomeadamente de carácter educacional e de formação profissional, devem sejam igualmente promovidas nos recintos prisionais, com o objectivo de assegurar um futuro melhor para os reclusos depois de cumprida a pena, ou seja, para encontrarem alternativas para a reinserção da sua vida.

O director nacional das Prisões, João Zandamela, disse na ocasião que a essência do memorando tem como finalidade impulsionar as actividades que já estão em curso no âmbito da política prisional e prevê a colaboração com a sociedade civil para que mais acções de carácter social tenham espaço nos recintos prisionais.

Destacou que com a PROVIDA a SNAPRI encontrou uma verdadeira parceria da qual os resultados são visíveis e cujas realizações são incontáveis.

“Temos que trabalhar muito na vertente educacional e moral, uma contribuição com o objectivo de dar uma segunda oportunidade àqueles que por via da justiça não gozam de liberdade. Preocupa-nos a prevenção e combate ao HIV/SIDA, que as iniciativas não se reduzam ao grande Maputo, mas também sejam alargadas às províncias”, anotou.

João Zandamela ajuntou que com o memorando o SNAPRI abriu-se a todas as solicitações para acções a nível do país visando a moralização e reinserção social do recluso. Reiterou que o acordo visa dotar uma estrutura mais dinâmica e consistente para o desenvolvimento de parcerias entre os dois organismos.

Desejou que as noites de conversa abranjam igualmente a comunidade prisional, sobretudo os presos em liberdade condicional e aqueles que já cumpriram as penas.

“Com estas iniciativas, queremos evitar casos reincidentes”, vincou.

Por seu turno, o presidente da PROVIDA, Cremildo Gonçalves, sublinhou que o memorando vai permitir flexibilizar e realizar as actividades nas instituições prisionais, proporcionando maior dinamismo nas estratégias de inserção social do recluso.

“Há três anos que vínhamos trabalhando de foma marginal. Assim poderemos planificar as nossas actividades e estabelecer parcerias com as instituições ou organizações que lidam com essa área para abranger outros sectores não apenas o desporto e a cultura.

Estamos a falar de artesanato e carpintaria, de modo que o criminoso saia com uma base para recomeçar a sua vida seguramente, com algo que saiba fazer”, comentou.

Citou o caso de “Danger-Man”, que no âmbito deste projecto tem estado a participar em actividades realizadas na Cadeia Central e BO. "Danger-Man" participou no curso de arbitragem promovido pela UEM e demonstrou habilidades.

“É um exemplo e ficámos honrados quando há dias vimo-lo apitar o jogo entre a selecção de reclusos e os “Mambas” na BO”, elucidou.

De salientar que várias equipas do Moçambola escalaram as Cadeias Central e da Máxima Segurança da Machava no intercâmbio desportivo com os prisioneiros. Segundo Cremildo Gonçalves, alguns reclusos-jogadores viram a sua pena reduzida e outros contactados por alguns clubes.

Sem comentários: