O campeonato contou com a participação de oito equipas e foi disputado no sistema clássico de todos contra todos em duas voltas, tendo o BM amealhado 26 pontos, frutos de sete vitórias, cinco empates e duas derrotas, e com um total de 30 golos marcados em 14 jogos disputados.
A equipa da Electricidade de Moçambique (EDM) terminou em segundo lugar com menos um ponto e o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) em terceiro com 23 pontos, enquanto o BCI-Fomento com apenas sete pontos terminou em último.
No que se refere à lista dos melhores marcadores, Celso, da mcel, com 11 golos, foi o melhor artilheiro da prova, seguido por Dinho, do BCI, com 10 remates certeiros e em terceiro lugar um trio formado por Dércio (EDM), Dodo e Moisés, ambos do BM, com oito golos apontados.
De acordo com os organizadores do campeonato ora terminado, a prova correu sem grandes sobressaltos, havendo a destacar problemas com a disponibilidade de campos e algumas vezes com arbitragem. Informaram também que esta prova era inicialmente para as equipas do sistema financeiro nacional, porém acabou sendo alargada às empresas públicas e privadas.
Membros da organização garantiram-nos que a prova passará a decorrer anualmente e no próximo ano prevê-se o alargamento do número de equipas participantes para 10 ou 12, todas em representação de empresas.
Entretanto, à semelhança das principais ligas de futebol, a Liga “O Metical” contou com uma taça intercalar designada TAÇA-BM, envolvendo as equipas que vinham disputando a Liga. Apuraram-se para a final a mcel e INSS, estando o jogo decisivo marcado para o próximo sábado pelas 15.00 horas no campo do Costa do Sol, jogo que marcará o encerramento da prova. A anteceder este jogo, o campeão medirá forças com a selecção formada pelos melhores jogadores das restantes equipas.
A entrega dos troféus, tanto para o vencedor da taça como os primeiros três classificados do campeonato, terá lugar no mesmo recinto logo após a final do jogo da taça.
Sem comentários:
Enviar um comentário