sexta-feira, 28 de novembro de 2008

A realizarem-se próximo mês em Tete : MEC lança III Jogos do Ensino Médio Superior

O GOVERNO, através do Ministério da Educação e Cultura, lançou ontem, em Maputo, a III edição dos Jogos do Ensino Médio e Superior, que terão lugar de 6 a 13 de Dezembro próximo, na cidade de Tete, e que movimentarão as modalidades de futebol de onze e de cinco (futsal), basquetebol, atletismo e voleibol.

Segundo a organização do evento, o futebol e o futsal são as únicas modalidades que serão somente disputados em masculinos.

“Promover o Desenvolvimento Com Aquilo Que é Nosso, Cahora Bassa Já é Nossa” é o lema dos jogos, que se pretende sirvam de fonte de inspiração para os jovens na luta rumo ao desenvolvimento, utilizando os meios próprios.

Falando na ocasião do lançamento, o Vice-Ministro da Educação e Cultura, Luís Covane, salientou que é desejo do Governo, com este evento, proporcionar aos jovens estudantes uma participação sã tendo como finalidade a massificação desportiva no país.

“O Governo viu a necessidade de introduzir estes jogos para envolver estes escalões de ensino, uma vez excluídos dos Jogos Escolares”, sublinhou Covane, para quem estes jogos devem servir de meio para a consolidação da unidade nacional e uma oportunidade para aproximação dos estudantes deste ensino.

De salientar que este evento contará com a participação de 1232 pessoas de todas as províncias, das quais 957 são atletas e as restantes são acompanhantes.

Segundo Covane, todas as delegações deverão chegar à cidade de Tete até o dia 5 de Dezembro.

Neste momento decorrem trabalhos no âmbito da melhoria de infra-estruturas e criação de condições de alojamento, que estão a ser levadas a cabo pelas comissões integrando órgãos centrais – Ministérios da Educação e Cultura e da Juventude e Desportos, o Governo de Tete e a Federação do Desporto para o Ensino Médio e Superior (FEDEMS).

ZONJO MINIMIZA FALTA DE PISTA

O vice-presidente da FEDEMS, Johane Zonjo, minimizou a falta de pista em Tete, elucidando que a organização vai usar as alternativas possíveis, o que leva a concluir que o atletismo cingir-se-á a provas de estradas.

Questionado sobre o estado actual de infra-estruturas desportivas e no que respeita às condições de alojamento, depois da comissão organizadora do evento ter constatado alguns problemas, na visita que efectuou há sensivelmente duas semanas à cidade de Tete, Zonjo disse que se está a trabalhar no assunto.

Vamos utilizar o que é nosso e as alternativas existentes”, frisou.

Quanto aos sucessivos adiamentos da realização da III edição, a fonte confessou que houve problemas de enquadramento e de articulação, com a criação do Ministério de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, sendo que os Jogos do Ensino Médio e Superior foram desde o início geridos pelo MEC.

Houve questões de enquadramento, mas isso já foi ultrapassado. Vamos continuar a apostar e fazer com regularidade os jogos”, prometeu.

Para o sucesso do evento, a nível técnico, Johane Zonjo salientou que a organização vai contar com experiência de sempre, nomeadamente o envolvimento das federações das modalidades seleccionadas.

As próprias delegações vão trazer consigo delegados/técnicos, que poderão fazer parte do processo”, segundo exemplificou.

De salientar que paralelamente aos jogos, terá lugar na cidade de Tete a assembleia- geral ordinária da FEDEMS para eleição de novos corpos gerentes, atendendo que a actual direcção, liderada por Tunísio Camba, já está fora do mandato.

Sem comentários: