sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Lurdes Mutola: a hora da grande homenagem


LURDES Mutola vai ser homenageada hoje e amanhã, em Maputo. O momento mais alto da homenagem vai acontecer hoje, a partir das 17.00 horas, no Centro de Conferências Joaquim Chissano. O Presidente da República, Armando Guebuza, é que vai dirigir a cerimónia, que contará ainda com a presença de membros do Governo, desportistas, entre outros convidados.

Embora não tenhamos conseguido obter confirmação, tudo indica que Lurdes Mutola vai ser distinguida com uma das mais altas condecorações do país, em reconhecimento dos feitos por ela conseguidos ao longo de uma carreira brilhante e dourada. O que já é certo é que a “Menina de Ouro” vai ser graduada com o título de “Dra. Honoris Causa” pela Universidade Pedagógica.

Já amanhã, ainda em homenagem a esta grande atleta, haverá léguas ostentando o seu nome em todas as províncias, para além de um mega-concerto na capital do país, que reunirá a “fina-flor” da música moçambicana.

Ainda no quadro desta homenagem, mas já no próximo ano, haverá um “meeting” internacional no Parque dos Continuadores, em Maputo, que reunirá algumas “estrelas” do atletismo mundial, e no qual Mutola vai tomar parte.

Lurdes, ao longo da sua carreira, conseguiu feitos incomparáveis a nível mundial. Foi campeã olímpica em Sidney, na Austrália, depois de ter conquistado a medalha de bronze em Atlanta, em 1996. Conta com três títulos mundiais de pista de céu aberto, conseguidos em Estugarda (1993), Edmonton (2001) e Paris (2003). Ainda neste tipo de evento, amealhou prata em Sevilha (1999) e bronze em Atenas (1997).

Mutola foi a “rainha” da pista coberta, onde, para além de conquistar medalhas, bateu recordes do mundo. Neste tipo de competição, Mutola levou consigo as medalhas de ouro em Toronto (1993), em Barcelona (1995), em Paris (1997), em Lisboa (2001), em Birmingham (2003), Budapeste (2004), e em Moscovo (2006)). Conseguiu prata em Maebashi (1999) e bronze em Valência (2008).

Nos Jogos da Commonwealth, nas suas três participações, ganhou dois ouros, em Kuala Lumpur (1998), e Manchester (2002) e ainda um bronze em Melbourne (2006).

Sem comentários: