quinta-feira, 27 de novembro de 2008

TAÇA DOS CLUBES CAMPEÕES DE ÁFRICA DE BASQUETEBOL - Vamos aos “quartos”, Desportivo!


CHEGOU o derradeiro momento para o Desportivo, aquele em que só a vitória interessa para que continue a sua caminhada de “ouro” rumo à revalidação do título de campeão africano de basquetebol de seniores femininos. É que hoje, a equipa moçambicana entra na fase crucial defrontando, a partir das 15.00 horas, no Ginásio do Estádio Nacional Nyayo, em Nairobi, o Djoliba, em desafio dos quartos-de-final.

Assim sendo, os níveis de concentração e empenho das “alvi-negras” terão que se redobrar, visto que a equipa maliana do Djoliba é apontada como uma das mais personalizadas desta que é a 14ª edição da Taça dos Clubes Campeões de África.

Mas a avaliar pela prestação do Desportivo na primeira fase, a de grupos, onde se classificou em primeiro lugar, ao vencer os cinco jogos disputados, o Djoliba não parece reunir condições para abater as “águias”.

O Desportivo passeou a sua classe na primeira fase, tendo despachado todos os seus adversários com vitórias convincentes, que não deixaram dúvidas de que se estava perante um sério candidato à revalidação do título. A “máquina” montada por Nazir Salé funcionou na perfeição tanto a nível colectivo como individual. A cada jogo destacava-se uma nova jogadora, facto que reflectiu a qualidade do plantel, à imagem de um conjunto que está em Nairobi na condição campeão africano. No último jogo do grupo, frente ao KPA do Quénia, Deolinda Ngulela destacou-se ao apontar 20 pontos, no triunfo, por 67-49. Nos embates anteriores tinha sido a norte-americana, Yolanda Jones, da senegalesa, Licka Sy, e das moçambicanas Cátia Halar, Aleia Rachide, Diarra Desai, Anabela Cossa e Tânia Wuachene se notabilizarem.

Se as meninas de Nazir Salé mantiverem o mesmo nível qualitativo é quase certo que as “águias” continuarão a voar bem alto em Nairobi, até porque o Djoliba, embora seja um opositor de respeito, não se mostrou tão forte na primeira fase, tendo perdido por três vezes, uma das quais diante do ABC da Costa do Marfim, uma equipa de menor gabarito. Nota ainda para a derrota expressiva frente ao 1º de Agosto, por 58-100.

1º DE AGOSTO EM ALTA

O 1º de Agosto deixou claro nos anteriores embates ser o forte concorrente do Desportivo à conquista do título, já que também logrou ganhar todos os jogos. Nos quartos-de-final, o 1º de Agosto, finalista vencido da edição passada, defronta o APR de Ruanda.

Outro desafio não menos aliciante será entre a equipa anfitriã mais cotada, o KPA, e a formação nigeriana, do First Bank. Noutro despique verifica-se um confronto entre formações costa marfinenses com CSA e ABC a medirem forças.

HOJE

QUARTOS-DE-FINAL

14.00 h – APR-1º de Agosto

15.00 h- Djoliba-Desportivo

18.00 h – KPA-First Bank

19.00 h - ABC- CSA

PERCURSO DAS EQUIPAS NA PRIMEIRA FASE


1ª JORNADA: Desportivo – Vita Club (85-41) e Djoliba – Eagles Wings (82-60).

2ª JORNADA: Desportivo – CSA (92-57) e Djoliba – ABC (63-69)

3ª JORNADA : APR – Desportivo (41-88) e 1º de Gosto – Djoliba (100-58)

4ª JORNADA : Desportivo – KCC (105-57) e Djoliba – Radi (72-71)

5ª JORNADA: Desportivo – KPA (67-49) e Djoliba – First Bank (61-69)

Sem comentários: