quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Taça dos Campeões de Basquetebol: Ferroviário de fortes ambições em Lusaka


É UM Ferroviário de Maputo com o objectivo muito bem delineado que de 15 a 22 do mês em curso marcará presença nas eliminatórias com vista ao acesso na fase final da 23ª edição da Taça dos Campeões de África em Basquetebol de seniores masculinos

A viagem para a capital zambiana, Lusaka, local onde se realiza a prova, está agendada para amanhã. Na bagagem, os “locomotivas” levam consigo um espírito de confiança e de querer fazer melhor do que na edição anterior; pelo menos a mensagem transmitida pelo treinador principal, Carlos Niquice (Bitcho) foi esta.

Estamos melhor do que estávamos quando disputamos as eliminatórias no ano passado. Na altura, a equipa estava mal preparada fisicamente. O campeonato estava no início e por isso não tínhamos ritmo competitivo para participar numa competição ao mais alto nível. Nesta altura, os jogadores já estão com muitos jogos nas pernas e em condições de lutar para estar na fase final”, considerou. A fase final realiza-se em Tunis, Tunísia, entre os dias 12 e 21 de Dezembro.

Carlos Niquice destacou o bom espírito anímico que caracteriza a equipa. “Os jogadores estão moralizados para participarem nesta competição. Estão ávidos por mostrar as suas qualidades e apagarem a má imagem deixada na edição passada. Acredito que vamos realizar uma boa prova”, anotou.

REFORÇOS BEM INTEGRADOS

A integração dos reforços sul-africanos, nomeadamente Neo Mothiba e Quinton Denyssen, não podia ser melhor, segundo refere Carlos Niquice। A prestação deles na equipa têm demonstrado que estão perfeitamente integrados no grupo e já jogam como se tivessem na equipa há muito mais tempo।


Estou satisfeito com a prestação dos reforços. Têm trabalhado muito em prol da equipa. A integração tem sido muito boa. Penso que as suas exibições nos jogos que o Ferroviário tem disputado falam por si. São jogadores a ter em conta em Lusaka e que poderão desempenhar um papel fulcral em Lusaka”, defendeu.

GERSON NOVELA EM DÚVIDA

Nesta altura, o poste Gerson Novela é a única baixa no departamento clínico dos “locomotivas”. Novela está lesionado e neste momento não poderá dar o seu contributo à equipa. No entanto, o técnico acredita na recuperação do atleta.

“Tenho fé na recuperação de Gerson Novela. Ele está lesionado mas acredito que pode recuperar a qualquer momento”, disse.

1º DE AGOSTO E ASA INSPIRAM MAIORES CUIDADOS

As equipas angolanas do 1º de Agosto e ASA são, para o técnico “locomotiva”, as que inspiram maiores cuidados na luta pelo apuramento para a fase final.

“Teremos pela frente adversários muito difíceis, mas acho que o 1º de Agosto e o ASA são os mais fortes e potenciais candidatos a irem a fase final. No entanto, penso que a desistência do Petro de Luanda é benéfica para nós, já que é menos um “colosso” no nosso caminho”, sublinhou.

Segundo o técnico será preciso ter também em conta as equipas zambianas, que na condição de anfitriãs quererão mostrar serviço, o mesmo acontecendo com as sul-africanas.

Sem comentários: