sexta-feira, 21 de novembro de 2008

TAÇAS DOS CLUBES CAMPEÕES EM BASQUETEBOL - “Águia” já canta vitória


UMA entrada a campeão é como podemos caracterizar a estreia do Desportivo de Maputo na Taça dos Clubes Campeões em Basquetebol Sénior Feminino, que se realiza em Nairobi, Quénia, após ter vencido ontem, o KCC do Uganda, por 85-41, em desafio da primeira jornada do Grupo B.

Apesar de ter jogado com um adversário de menor gabarito, o Desportivo deixou vincado o potencial de uma equipa que está em Nairobi para revalidar o título.

SORTE OU AZAR PARA O CAMPEÃO AFRICANO

O facto das “alvi-negras” terem na primeira fase da prova ficado num grupo em que nenhum dos adversários, nomeadamente KCC (Uganda), CSA (Costa do Marfim), APR (Uganda), Vita Club (Congo) e KPA (Quénia) é candidato ao título, pode não ser considerada de sorte grande, visto que na segunda fase, na qual só por um milando não marcará presença, a equipa moçambicana não escapará a despiques com um dos seus principais concorrentes, a saber: 1º de Agosto da Angola, First Bank da Nigéria e Djoliba do Mali, equipas que ficaram inseridas no Grupo A.

A julgar pelo valor dos adversários, é provável que Nazir Salé poupe algumas das atletas mais influentes da equipa, casos de Deolinda Ngulela, Anabela Cossa, Kátia Halar e Diarra Desai. Será, tudo indica, uma primeira fase em que as comandadas de Nazir passearão a classe, mas sempre guardando baterias para a derradeira fase, aquela em que deverá colocar em campo todo o seu potencial.

O Ports Authority do Quénia é “a priori” a formação que travará um duelo mais renhido com as “alvi-negras”, não só porque jogará diante do seu público, mas também pelas habituais presenças em fases finais.

Mas os grandes embates, da primeira fase, estão reservados para a o Grupo B, com o 1º de Agosto, First Bank e Djoliba a digladiarem-se pela primeira posição.

Apuram-se para a segunda fase (quartos-de-final) os primeiros quatro classificados de cada grupo. Eis o modelo de cruzamento: 1º do G-A vs 4º G-B; 4º G – A vs 1º do G-A; 2º G-A vs 3º G-B e 2º G-B vs 3º G-A

GRUPO A: 1º de Agosto (Angola), ABC (Costa do Marfim), First Bank (Nigéria), Djoliba (Mali), Radi (Congo), Sonatra (Madagáscar) e Eagles Wings (Quénia).

GRUPO B: Desportivo (Moçambique), KCC (Uganda), CSA (Costa do Marfim), APR (Uganda) e VClub (Congo) e KPA (Quénia).

Sem comentários: