segunda-feira, 17 de novembro de 2008

MOÇAMBOLA 2008 - A festa é verde-e-branco


CONSUMOU-SE! O Ferroviário de Maputo é o novo campeão nacional. Depois de uma perseguição louca encetada pelo Atlético Muçulmano, os “locomotivas” acabaram subindo ao trono e serem coroados “REIS”. E de que maneira? Batendo na última ronda o Costa do Sol, por 2-0, por sinal o então detentor do título.

É caso para dizer que o Ferroviário de Maputo terminou a época em grande com 56 pontos, mais cinco que o vice, o Atlético Muçulmano, que ontem, acabou caíndo no terreno difícil do FC Lichinga (0-1). Este é o oitavo título nacional dos “locomotivas”, num “ranking” que continua a ser comandado pelo Costa do Sol com nove.

O Desportivo segue em terceiro com seis, enquanto o Maxaquene tem quatro. O Matchedje vai em quinto com dois. Depois seguem o Textáfrica, Têxtil do Púnguè e Ferroviário de Nampula com um cada.

Na jornada do último fim-de-semana, os vizinhos Maxaquene e Desportivo empataram com o Estrela (0-0) e Liga Muçulmana (2-2), respectivamente.

Outra igualdade verificou-se em Chimoio, sem abertura de contagem, entre o Textáfrica e Chingale. O Benfica de Macúti foi arrancar um precioso empate a duas bolas em Nampula diante do Ferroviário de Pemba. Na classificação final, o Ferroviário de Maputo terminou no topo com 56 pontos contra 51 do Atlético Muçulmano.

O Ferroviário da Beira terminou em terceiro com 44, mais um que a dupla Liga Muçulmana e FC Lichinga. O Costa do Sol caiu para o sexto com 42. Chingale segue com 38 enquanto o Ferroviário de Nampula totalizou 36.

Os lugares imediatamente a seguir foram ocupados pelo Desportivo e Maxaquene com 30 cada. O Textáfrica foi a última equipa a garantir a manutenção com 23 pontos.

O Ferroviário de Pemba, Estrela com 19 pontos e o Benfica de Macúti com 10 vão jogar na divisão de honra.

  • GIL CARVALHO E IVO TAVARES

Sem comentários: