sexta-feira, 7 de novembro de 2008

“Internacional” de Hóquei em Patins: Misto de Maputo ofusca colombianos

A FESTA foi mesmo maputense na final do Torneio Internacional de Hóquei em Patins alusivo ao Dia da Cidade de Maputo, que segunda-feira próxima se celebra.

Eis os rapazes que conquistaram o Torneio Internacional (S.Costa)
O pavilhão do Desportivo, como era de esperar, encheu para assistir ao tão aguardado despique entre o Misto “A” da capital do país e a Colômbia. Os maputenses corresponderam a assistência e venceram, por 5-3.


A Colômbia, recém-promovida ao “Mundial” do Grupo A, até começou melhor a partida adiantando-se no marcador, por intermédio de Javier Mora. Foi um “balde de água fria” para os jogadores moçambicanos que ainda estavam em fase de aquecimento.

No entanto, a resposta do Misto de Maputo não tardou e Bruno Pimentel após um excelente passe de Nelson Costa devolveu a alegria às dezenas de espectadores que assistiam ao encontro.

O empate dos maputenses foi um duro golpe para os colombianos, que em vantagem no marcador (1-0) haviam “adormecido” pensando, se calhar, que o adversário seria pêra doce, até porque vinham de um triunfo folgado (7-3) sobre o Misto B. Mas quando Bruno Pimentel fez o empate, aperceberam de que outra música poderia tocar e passaram a jogar com maior concentração e determinação.

Foi com alguma naturalidade que chegaram ao 2-1, quando Diego Ochoa, um dos melhores jogadores, desferiu uma portentosa “stickada” cá do meio da rua que só parou no fundo da malhas à guarda de Lucas Cossa que não podia fazer nada para evitar o golo.

Foi em desvantagem que os maputenses saíram para o intervalo e parece que o descanso os fez bem, visto que tiveram uma entrada de rompante, na segunda parte, e antes do dez minutos já ganhavam por, 3-2. Uma cambalhota no marcador que teve a assinatura de Ilídio Canda e Bruno Pimentel.

Pela primeira vez a turma moçambicana estava em vantagem, era a vez da Colômbia correr atrás do prejuízo, e pode-se dizer que o fez com mestria, pois viu o seu esforço coroado com um “bis” de Diego Ochoa.

Mas curiosamente foi a partir do terceiro golo dos colombianos que os maputenses arregaçaram as mangas e partiram para uma exibição inesquecível. Passaram a assumir o jogo, até porque caminhava para o final e já não tinham muito tempo para arrancarem de vez para a vitória.

E foi aí que o “stricker” Mafamba, que até então não tinha aparecido, puxou dos colarinhos e fez o 4-3 e depois o 5-3, este último numa boa jogada de envolvimento entre Nelson Costa e Ilídio Canda, com Mafamba a ter só que empurrar a “bolinha”.

Foi um período muito bonito dos maputenses, que deixou a Colômbia sem reacção. Estava assim confirmada a festa maputense.
Noutro jogo de apuramento do terceiro lugar, o Misto B goleou a selecção de veteranos, por 6-1.

Sem comentários: