terça-feira, 11 de agosto de 2009

AFROBÁSQUETE LÍBIA-2009: Moçambique novamente na antepenúltima posição

PRONTO! Terminou a participação da Selecção Nacional de Seniores Masculinos no Afrobásquete Líbia-2009. Foi, uma vez mais, uma participação sem glória e absolutamente longe de alcançar os seus objectivos de melhorar as classificações das edições anteriores.

O atleta Barros em alta
Pois, à semelhança do que sucedeu há dois anos, em Angola, Moçambique acabou na 14ª e antepenúltima posição, tendo ontem perdido diante de Cabo Verde pela marca de 61-94.

A turma nacional, que no seu grupo registou somente derrotas, sucessivamente frente ao Egipto, Mali e Angola, redimiu-se deste castigo quando no domingo venceu África do Sul por dois pontos (69-67), mas ontem, para a atribuição do 13º e do 14º lugares, caiu perante os cabo-verdianos.

Mas se Moçambique, que não era candidato a nenhum lugar de destaque, repetiu o posto do último Afrobásquete, Cabo Verde terá sido a maior decepção, se considerarmos que há dois anos foi medalha de bronze (terceiro lugar), para agora conhecer tão pesada descida para a 13ª posição.

No desafio entre estas duas selecções lusófonas, realizado em Tripoli, a marcha do marcador foi o seguinte, considerando Moçambique em primeiro: 17-21, 18-20, 7-35 e 19-18, terminando com o “score” de 61-94. Como se pode depreender, o grande défice da equipa de Carlos Alberto Niquice verificou-se no terceiro período, durante o qual apenas marcou sete pontos, contra 35 dos cabo-verdianos, naquela que terá sido a maior diferença pontual que aconteceu ao longo dos 40 minutos da contenda.

Individualmente, Custódio Muchate contribuiu com 16 pontos e Octávio Magoliço com 12, enquanto Fernando Mandlate registou 10 pontos.

CAMPEONATO DA CIDADE

O Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em Seniores Femininos conclui na próxima sexta-feira a sua primeira fase, tendo como prato-forte o embate entre Desportivo e Ferroviário. No mesmo dia, “A Politécnica” terá pela frente a sua equipa “B” e Eagles jogará com Académica.

Na sexta jornada, disputada fim-de-semana, destaque para o facto de as “locomotivas” terem chegado à “chapa 100”, ao esmagar a modesta formação do Eagles pela marca de 132-21. O Desportivo esteve à beira da centena, ao ganhar à “A Politécnica” “B” por 93-40, enquanto Maxaquene, candidato ao quarto posto que também direito à transição para a segunda fase, venceu Académica por 61-37.

Sem comentários: