quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Lançamento das Olimpíadas Noruega-2014: Donaldo Paiva ganha prémio de melhor júnior

O XADREZISTA moçambicano, Donaldo Paiva, campeão nacional em título de juniores, foi um dos melhores da categoria no torneio internacional da modalidade realizado recentemente na Noruega, que serviu de lançamento das Olimpíadas a decorrerem naquele país, em 2014.

Donaldo Paiva ganha prémio de melhor júnior
Com este feito, Donaldo Paiva teve como prémio 450 euros e foi ovacionado pelo facto de ter ainda conseguido estar à frente de alguns xadrezistas com títulos de grande mestre e mestre FIDE (Federação Internacional de Xadrez) da categoria de seniores.

O jovem xadrezista foi um dos melhores pontuados entre xadrezistas com “ranking” abaixo de 2300 ou seja dos escalões imediatamente inferiores ao de seniores, no qual conseguiu fazer seis pontos em oito jogos dos nove previstos, fixando-se em 24º lugar entre 120 concorrentes do escalão máximo e com a mesma pontuação do 11º posicionado na classificação geral.

Aliás, esteve a um ponto dos primeiros 10 classificados, que terminaram empatados ao fim de nove partidas. Donaldo Paiva não fez um dos jogos devido à chegada tardia ao local que acolheu as competições, mas mesmo assim foi à altura de exibir com graça o seu talento aplaudido pelos organizadores do torneio.

Aliás, a Federação Moçambique de Xadrez (FMF) congratulou-se com o feito conseguido por Paiva, que é já tido como uma das promessas do xadrez moçambicano além fronteiras.

De salientar que Donaldo Paiva foi um dos cinco seleccionados em África para participar no lançamento das Olimpíadas de Noruega, depois de alcançar lugares de pódio no último campeonato continental realizado na vizinha República África do Sul (RAS). Donaldo Paiva foi um dos quatro primeiros classificados do campeonato.

Sem comentários: