terça-feira, 25 de agosto de 2009

Organização dos Jogos Africanos: Apoio da região será fundamental

O APOIO a Moçambique, de multifacetadas formas, dos países da região austral do continente será fundamental para o êxito dos Jogos Africanos de Maputo-2011.

Delegação do Conselho Superior do Desporto de África (SCSA) da Zona VI
Esta foi, pois, a tónica das conversações havidas ontem no Ministério da Juventude e Desportos e uma delegação do Conselho Superior do Desporto de África (SCSA) da Zona VI, que se encontra entre nós com o objectivo de se inteirar do processo de organização da olimpíada continental.

A delegação da troika da zona esteve ontem representada pelo Ministro sul-africano dos Desportos e Recreação, Makhekhemsi Stofile, uma vez que o Ministro da Juventude, Serviços Nacionais, Desportos e Cultura da Namíbia, Willem Konjore, apenas desembarcou à noite, enquanto a Ministra suázi dos Desportos, Cultura e Assuntos da Juventude, Hlobisile Ndlovu, chega esta manhã. Pela parte moçambicana, a equipa foi chefiada pelo Ministro da Juventude e Desportos, Fernando Sumbana.

Basicamente, no encontro foi feito o ponto da situação dos preparativos, tendo o ministro Sumbana enumerado os passos até aqui dados, com particular realce para a criação, pelo Conselho de Ministros, do Comité de Organização dos Jogos Africanos (COJA Maputo-2011), que é o organismo responsável por todo o processo relativo ao evento.

A questão da acomodação, tendo em conta que, para estes casos, é necessário que seja construída uma vila olímpica, é uma das preocupações apresentadas pelo governante moçambicano, dado o grande investimento que isso acarreta, sabendo-se que estarmos a apenas dois anos do certame.

Apesar de tudo, segundo o ministro, Moçambique reitera o seu compromisso de envidar todos os esforços ao seu alcance para “fazer destes X Jogos Africanos Maputo 2011 um marco histórico para o nosso País, não obstante tenhamos consciência de que temos no factor tempo o nosso principal adversário”. Por esse motivo, lançou um forte apelo aos membros da troika para que concedam todo o apoio que for possível, para que este grande evento africano dignifique a nossa região austral.

Hoje, a delegação visitante escalará alguns recintos desportivos, nomeadamente os pavilhões do Maxaquene e do Desportivo, Clube Marítimo, Escola Portuguesa, campo do Costa do Sol, Estádio Nacional, Centro Hípico e Clube de Tiro, na Matola.

Sem comentários: