quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Jogos Africanos e Jogos da CPLP: Piscina do Goto poderá ser opção - admite Fernando Sumbana na reinauguração do empreendimento

Fernando Sumbana, cumulativamente ministro do Turismo e da Juventude e Desportos
O MINISTRO da Juventude e Desportos, Fernando Sumbana admitiu, sexta-feira, na Beira, que a Piscina do Goto poderá ser opção nos Jogos Africanos, em 2011, e nos Jogos da CPLP, no próximo ano, dois eventos que o nosso país se comprometeu acolher, reconhecendo, deste modo, que o empreendimento constitui uma mais-valia para o desporto nacional, da região centro e principalmente para o impulsionar a natação na província de Sofala.

Segundo ele, o Governo está a trabalhar arduamente, visando fazer com que as condições infra-estruturais estejam asseguradas no contexto dos compromissos internacionais de 2010 e 2011.

Falando após cortar a fita que simbolizou a reentrada em funcionamento da Piscina do Goto, Sumbana, visivelmente satisfeito, disse que se trata de uma infra-estrutura que motivará, grandemente, os mais novos para a prática da natação.

“Esta infra-estrutura representa, primeiro, um grande esforço por parte da Universidade Pedagógica na sua reactivação, pois a piscina vai, igualmente, significar uma grande motivação para a prática de natação e, acima de tudo, constitui um contributo valioso para os nossos compromissos internacionais, nomeadamente Jogos Africanos e Jogos da CPLP”, referiu.

Conforme soubemos junto de Leonor Manuel Picardo, docente e responsável da área de natação na Universidade Pedagógica, já há um plano para o início de aulas de prática desta modalidade, a terem lugar a partir desta semana. Segundo ela, o treinamento está aberto a todos os interessados, incluindo estudantes e a própria comunidade residente no bairro do Goto, e não só.

A Piscina Olímpica do Goto
Paulo Jorge, técnico e representante da Associação Provincial de Natação de Sofala, também disse, a-propósito, que existe uma parceria entre aquela estrutura e o Clube Ferroviário da Beira para a utilização da piscina, para além da mesma poder acolher campeonatos provinciais, nacionais e, quiçá, internacionais, pois a Piscina do Goto possui medidas olímpicas – 50 metros.

“Agora somos obrigados a ser, de facto, o centro da natação, pois, com esta piscina, passamos a ter duas instalações olímpicas, o que significa a existência de condições para que possamos, a partir de já, perspectivar um futuro promissor nesta modalidade”, afirmou.

A Universidade Pedagógica despendeu para a reabilitação e equipamento da piscina um total de 2.105.541 meticais, segundo dados fornecidos por Zacarias Magibire, responsável pela área de administração e finanças daquela instituição de ensino superior na capital de Sofala.

Sem comentários: