segunda-feira, 24 de agosto de 2009

No quadro do Jogos Africanos: “Troika” de ministros avalia preparativos

UMA “troika” de Ministros dos Desportos da Zona VI chega hoje a Maputo para, durante dois dias, trabalhar com as autoridades moçambicanas no quadro dos Jogos Africanos de 2011, a terem lugar no nosso país.

Fernando Sumbana, cumulativamente ministro do Turismo e da Juventude e Desportos
A equipa ministerial é constituída por governantes da África do Sul, Namíbia e Suazilândia, esperando-se que se reúna com o Ministro da Juventude e Desportos, Fernando Sumbana, para uma avaliação no terreno daquilo que está sendo levado a cabo para a recepção da olimpíada continental.

De acordo com o programa da visita, o dia de hoje está reservado para as conversações com o Ministério da Juventude e Desportos, juntamente com o Comité Olímpico de Moçambique e a equipa que deverá constituir o futuro Comité de Organização dos Jogos Africanos de Maputo-2011 (COJA).

Amanhã, os elementos da “troika” deslocar-se-ão a diversos recintos que em princípio serão palco do evento, casos do Estádio Nacional, Estádio da Machava, campos do Costa do Sol e do Maxaquene (Machava), Centro Hípico, pavilhões do Maxaquene, Académica, Desportivo e Estrela Vermelha, Clube de Tiro, na Matola, entre outros locais.

O objectivo é a avaliação das condições existentes, bem como se estudar a possibilidade de eventuais apoios por parte dos países da região austral do continente, que pretendem que os Jogos de Maputo sejam também seus.

A presença dos três ministros serve de antecâmara da visita de uma grandiosa delegação, a acontecer nas primeiras duas semanas de Setembro. Nessa altura, estarão entre nós altos responsáveis do Conselho Superior dos Desportos de África (SCSA), entidade continental dona dos Jogos Africanos, das Confederações Africanas de diversas modalidades, da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais de África (ACNOA), do Comité Olímpico Internacional, entre outros, tendo como finalidade inspeccionar, de uma forma geral, as condições que Moçambique, em particular Maputo, oferece para sede dos Jogos Africanos de 2011.

Sem comentários: