CADA vez mais vão faltando poucos dias para o aguardado 6 de Setembro, cuja tarde poderá marcar, ou não, a qualificação da Selecção Nacional de Futebol para o Campeonato Africano Angola-2010.
Trata-se de um método adoptado pelo seleccionador nacional, Mart Nooij, com a finalidade de, a partir de um treino por semana (terça-feira), proporcionar aos atletas do Moçambola que pertencem à selecção um momento de encontro para a harmonização de determinados conceitos técnico-tácticos, bem como, acima de tudo, criar a necessária coesão do grupo.
Para os jogadores, é também uma oportunidade para um maior entrelaçamento com a equipa técnica, tendo em conta que nos restantes dias trabalham nos seus clubes. É verdade que a esmagadora maioria dos componentes da turma nacional vem do estrangeiro, no entanto, não resta a menor dúvida que estes ensaios semanais começam a produzir efeitos positivos, pois o treinador dispõe de um vasto leque de opções e qualquer elemento que for chamado estará à altura da responsabilidade, encaixando-se perfeitamente no time.
Aliás, o desafio do pretérito dia 12, no Estádio da Machava, diante da Suazilândia – vitória de Moçambique por 1-0 – veio provar que o grupo está a crescer harmoniosamente, isto é, o sangue novo que vai sendo insuflando tem de facto representado uma mais-valia à equipa, numa altura em que as atenções de todos nós estão viradas para a grande decisão de 6 de Setembro, perante os quenianos.
O treino desta tarde será o último das sessões semanais das terças-feiras, porquanto na próxima segunda-feira os “Mambas” iniciam um novo ciclo, o ciclo dos bidiários, uma vez que estaremos já na semana do jogo.
Nessa altura, os jogadores, entre os locais e os “estrangeiros”, estarão concentrados no Hotel Rovuma, vivendo e reflectindo em conjunto em redor dessa enorme responsabilidade de levar o país a estar presente nas grandes emoções do CAN Angola-2010, já que o objectivo Mundial da África do Sul está irremediavelmente perdido.
Os atletas que têm vindo a trabalhar com Mart Nooij são os seguintes:
Ferroviário – Tony, Whisky, Danito Parruque, Momed Hagy, Maurício, Faife, Mendes, Luís e Jerry.
Costa do Sol – Antoninho, Mambo, Alvarito, Josimar e Ruben.
Liga Muçulmana – Binó, Lamá, Fanuel e Carlitos
Desportivo – Nelinho
Maxaquene – Campira
Sem comentários:
Enviar um comentário