quinta-feira, 27 de agosto de 2009

CAN E MUNDIAL DE 2010 - Devido à acumulação de amarelos : Fanuel está livre ou não?

HÁ uma discrepância entre a Federação Moçambicana de Futebol e o seleccionador nacional na interpretação da legislação da FIFA em relação à validação dos desafios particulares para o caso dos jogadores que estejam castigados.

Fanuel, autor do único golo da Liga Muçulmana (C. Bila)
Para a FMF, os jogos amigáveis, apesar de se realizarem em datas-FIFA e ocorrem com o beneplácito desta instituição, não servem para “limpar” as suspensões, enquanto Mart Nooij apresenta uma opinião contrária, afirmando que servem, sim senhor, na contagem para a “amortização” do castigo.

E em que é que ficamos? A Federação, por intermédio do seu vice-presidente, António Chambal, afirma categoricamente que Fanuel ainda está castigado, isto é, o jogo com a Suazilândia não serviu para cumprir a sanção. Segundo ele, está na posse de um comunicado da FIFA a dar conta deste facto e no qual se chama ainda a atenção para o cartão amarelo que Dominguez, Momed Hagy, Tico-Tico e Dário Khan têm, o que quer dizer que se devem precaver nos próximos embates.

Fanuel esteve no treino dos “Mambas”, na terça-feira, sendo uma das pedras de extrema confiança de Mart Nooij, que afirma querer ver, com os seus próprios olhos, o tal comunicado da FIFA que ainda mantém o castigo ao vigoroso central da Liga Muçulmana.

Temos para nós que Federação e seleccionador devem sentar-se e esclarecer esta divergência, pois o país não gostaria de, infantilmente, ser como o Costa do Sol que utilizou indevidamente Mambo frente ao Matchedje, acabando por pagar caro as consequências dessa irresponsabilidade.

Sem comentários: