terça-feira, 13 de janeiro de 2009

2009 será de relançamento do desporto em Inhambane


HÁ em cada campo basquetistas sempre a lançar a bola. Só a cidade de Inhambane possui oito campos para a prática da bola-ao-cesto, onde todas as tardes há jogadores a treinar, mas os representantes da província, nesta modalidade em competições regionais e nacionais, não passa de simples busca de experiência.

Jogo entre ferroviario e costa do sol
O futebol recreativo pode ser o mais disputado do país, pontificando nele jovens talentosos que nunca são vistos a competir no federado. O Moçambola deixou de escalar a “terra da boa gente”, quando o Wan Pone fechou as portas.

O Ferroviário, que era suposto florescer o nome da província, após o desaparecimento do Nova Aliança da Maxixe, vice-campeão nacional em 1994, anda longe das exibições que poderiam ajudar a sonhar com algo promissor. Na Divisão de Honra, onde milita já faz tempo, a sua classificação não passa do meio da tabela. O Vilankulo FC, agressivo na sua aparição, imbuído pelo espírito de fazer melhor aproveitamento do Estádio Municipal, está na curva descendente.

No balanço do desempenho desportivo de 2008, o Director Provincial da Juventude e Desportos de Inhambane, Bastos Azarias, considerou o ano como tendo sido de planificação e arranque do verdadeiro desporto previsto para este ano. Para isso, em 2008 foram levadas a cabo acções de formação de vários agentes desportivos, a começar pelos distritos, centralmente definidos como pólos de desenvolvimento. Os técnicos e chefes distritais dos Serviços de Educação, Juventude e Tecnologia beneficiaram de formação em gestão desportiva, beneficiando 170 monitores, 60 treinadores de futebol, 40 de ginástica, 30 de voleibol e dois jovens portadores de deficiência.

“Com estas acções queremos potenciar os distritos em matéria de gestão desportiva”, justifica Bastos, para quem a acção seguinte foi fazer o levantamento da base de dados.

“Eu não sabia quantos campos a província tem e quantas equipas por cada modalidade competem. Quero reestruturar as associações de várias modalidades, incentivando a sua legalização, de forma a beneficiarem de eventuais apoios do Governo. Terminadas estas acções, teremos que exigir aos mesmos resultados, porque qualquer actividade deve ter resposta e a resposta são os resultados”.


CONTRATOS-PROGRAMA


Para a inversão da má imagem desportiva que Inhambane ostenta nos últimos anos, o Governo, segundo deu a conhecer o Director Provincial da Juventude e Desportos, deverá, de acordo com as capacidades localmente disponíveis, dar apoio aos seus representantes, para melhorarem o nível de competitividade.

“Vamos assinar contratos-programa com os clubes que estarão na Divisão de Honra para beneficiarem desse apoio. Entretanto, o objectivo do Governo não é apenas a participação; vamos também exigir resultados, porque a nossa província está sedenta de bons resultados “, disse o nosso interlocutor, para quem Vilankulo FC e Ferroviário, que disputarão o “Nacional” do segundo escalão, serão sensibilizados a fazer algo, de forma a lutarem por um lugar em 2010.

“Queremos Moçambola na província em 2010. É muito difícil e complicado, mas vamos trabalhar tal como os outros fazem. Basta de os residentes de Inhambane ouvirem falar do Moçambola ou simplesmente verem na televisão. Queremos viver o futebol nacional” – sublinhou Bastos, reconhecendo, no entanto, que não basta a vontade do Governo, mas é necessário que os clubes tenham o mesmo sentimento.

Num outro desenvolvimento, a fonte diz que as camadas de iniciação serão alvo de atenção especial, de forma a dar-se seguimento aos talentos que existem. Para o efeito, serão realizados eventos envolvendo os sub-12, sub-14 e sub-17, e aqui a ideia é descobrir jovens promessas no futebol e trabalhar-se na sua formação para alimentar as equipas da província e desenvolver técnicas e habilidades para merecerem confiança dos seleccionadores nacionais”., concluiu Bastos Azarias.

VICTORINO XAVIER

Sem comentários: