quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Mundial de hóquei em Patins-2009: Moçambique no grupo do bicampeão do mundo

Perreira em mais uma comemoração com o seu colega de equipe Bruno pimentel
PODE-SE dizer que a sorte foi “madrasta” a Moçambique na definição dos grupos do Campeonato Mundial de Hóquei em Patins a realizar-se de 7 a 16 de Julho próximo, na cidade de Vigo, Espanha.

É que na primeira fase a Selecção Nacional terá como adversários a Espanha, a detentora do título, e que terá, nesta 39ª edição, a particularidade de defender este estatuto no seu território.

Para além do desafio dificílimo ante os espanhóis, que já conquistaram os títulos por 13 vezes, dois dos quais nas últimas duas edições, terá um embate ainda mais apetecível diante da Angola.

O combinado nacional vai ter mesmo que ombrear com selecções do seu nível como são os casos de Angola, adversário com que os moçambicanos têm travado árduos despiques.

Moçambique terá ainda pela frente a selecção da Colômbia, um adversário tido teoricamente como o mais fraco do grupo. No último embate, disputado na cidade de Maputo, em Outubro, Moçambique venceu a Colômbia por 8-5.

Aliás, nos desafios frente a esta equipa sul-americana o combinado nacional tem sido superior. No último encontro a contar para o Campeonato do Mundo, Moçambique goleou a Colômbia, por 6-1.

Foi em Montevideu, Uruguai, em 2006, o ano em que a selecção se sagrou campeã mundial do Grupo B. Antes, em 2003, no Mundial do Grupo “B”, realizado em Portugal, na cidade de Oliveira de Azeméis, os moçambicanos haviam ganho por 7-2, números que espelham a superioridade dos comandados de Pedro Pimentel frente à formação colombiana.

O mesmo já não se pode dizer em relação a Espanha e à Angola, porque a história tem sido o inverso. No entanto, é de realçar a boa réplica que Moçambique deu ao poderoso conjunto espanhol no Campeonato do Mundo de Oliveira de Azeméis, em que perdeu por, 2-3, depois de estar a ganhar por duas bolas.

Foi um susto para os espanhóis que deverão estar mais precavidos. Quanto a Angola, fica o registo de uma derrota, em 2003, em Pretória, por 0-1, num desafio que serviu de preparação para o “Mundial” do Grupo B em São José, Estados Unidos da América.

A última vitória da turma nacional frente aos angolanos foi em 1999, no “Mundial” de Réus do Grupo B, por 1-0.

Apuram-se para a fase seguinte (quartos-de-final) os dois primeiros do grupo, pelo que a luta pelo apuramento da Selecção Nacional será com Angola, visto que a Espanha tem “a prior” o passaporte carimbado.

No último “mundial” realizado em Montreux, Suíça, a equipa moçambicana ocupou a nona posição, tendo sido a melhor entre as selecções que não conseguiram transitar para os “quartos”.

Foi o “Mundial” em que Moçambique obteve o maior número de vitórias num Mundial do Grupo A, três. Mas foi em San Juan, Argentina, 2001, onde os moçambicanos obtiveram a melhor classificação de sempre, o oitavo lugar, mercê da vitória frente à Suíça na fase de grupos, que valeu pela primeira vez o apuramento para os quartos-de-final.

Espanha, Portugal, Argentina e Itália são os crónicos candidatos a conquistarem os títulos.

Eis os restantes grupos, sendo que a Espanha, Portugal, Suíça e a Itália são os cabeça-de-série.

GRUPO A: Espanha, Angola, Moçambique e Colômbia.

GRUPO B: Suíça, Brasil, Andorra e Holanda.

GRUPO C: Portugal, Argentina, Chile e Estados Unidos da América.

GRUPO D:** Itália, França, Alemanha e Inglaterra.

1 comentário:

Xaral disse...

Boa sorte moçambique.Não vai ser nada fácil