segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Basquetebol na capital do país: Nova Associação novo dinamismo

“FAZER Básquete”, eis a principal motivação da nova Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo, que sábado tomou posse.

Trata-se de um elenco que tem à cabeça o dinâmico e “todo-o-terreno” dirigente Carlos Lima (Chicha), o qual teve a virtude de aglutinar diversas sensibilidades da bola-ao-cesto, entre jovens e veteranos, com destaque para ex-(ou ainda) craques como Khaimane e Beto de Deus, os técnicos António Azevedo e Armando Meque, assim como os árbitros Rui Albasini, Guidione Matsinhe e Célio Chiau, para além da continuidade do secretário-geral Hélder Amiel.

Como novo dinamismo, a equipa que agora entrou na ABCM fá-lo tendo como propósito capitalizar ainda mais os ganhos que a cidade de Maputo desfruta, entanto que maior e principal Associação do país. Trabalhar em estreita colaboração com os clubes, na sua qualidade de fazedores da modalidade, é outra bandeira erguida no mastro por Carlos Lima, que também olha para a formação, nomeadamente o mini-básquete, e a permanente actualização dos técnicos e dos árbitros como outro campo extremamente importante para o desenvolvimento da modalidade na capital do país.

Inácio Bernardo novo director dos Desportos
Aliás, parafraseando o Director Nacional dos Desportos, Inácio Bernardo, falando no acto da tomada de posse, Maputo, sendo o principal indicador de avaliação do estado da modalidade no país, obriga-se a ter uma estrutura dirigente bastante forte e dinâmica, tal como se propõe ser a nova Associação, que soube juntar elementos realmente conhecedores da modalidade, para além de uma juventude que promete insuflar a necessária vitalidade à instituição.

Não descurar o caminho desbravado pela Direcção cessante, liderada por Costa Júnior, foi recomendada pelos diversos intervenientes, pois, segundo sustentaram, há que reconhecer o grande trabalho levado a cabo por esta, que deixa importantes legados à equipa de Chicha, como por exemplo a legalização da Associação, uma das medidas fortemente defendidas pelo Governo.

No seu elenco, Carlos Lima, novo presidente da Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo, conta com Rui Loforte e Joaquim Machatine, na Mesa da Assembleia-Geral; Hélder Amiel secretário-geral, e Francisco Cera vogal de Direcção.

No Conselho Fiscal, Cristina Detepo e Sozinho; no Conselho Jurisdicional e de Disciplina, Beto de Deus; no Conselho Técnico, Khaimane de Deus, Armando Meque e Lúcia Ganhana; na Comissão de Árbitros Rui Albasini, Célio Chiau e Guidione Matsinhe; na Formação, Hernâni Mussa e, na Planificação, António Azevedo.

Sem comentários: