sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

País conta com associação de gestores desportivos

O PAÍS conta desde quarta-feira com a Associação de Gestores Desportivos - OKHALIHA -, designação que em língua Em/akwa significa “realizar e cuidar”.

Elenco da associação de gestores desportivos
A agremiação, presidida por José Gabriel Dava, terá como principal tarefa cuidar do bem desportivo, criando condições para garantir a qualidade competitiva e segurança nos recintos desportivos.

Com a criação da associação, pretende-se que haja uma intervenção profissionalizada no desporto para dar vitalidade às actividades desportivas.

O presidente da Mesa da Assembleia da agremiação, Rui Tadeu, explicou que a designação “cuidar” enquadra-se na preocupação que os gestores desportivos devem ter em relação ao “assunto desporto”.

Tadeu realçou que o desporto necessita de carinho e cuidado, daí que a associação de que faz parte vai envidar esforços para cuidar e dar segurança às pessoas.

“Vamos cuidar de todos aqueles que nos confiam. O Governo e os agentes económicos já estão a dar passos em apoio ao desenvolvimento desportivo e cabe-nos cuidar de nós e do assunto desportivo”, sublinhou, ajuntando que “temos que ser interventivos e inclusivos”.

GESTÃO DESPORTIVA CIÊNCIA EMERGENTE

Por seu turno, o presidente empossado, José Gabriel Dava, salientou que a gestão desportiva é uma ciência emergente no país, geralmente feita por voluntários, daí que se confundem o dirigente e o gestor desportivo.

“Felizmente já existe este ramo ao nível de ensino para acomodar os interesses desportivos”, comentou Dava, para quem OKHALIA junta-se a outros sistemas desportivos para acomodar e sossegar o público que assiste os jogos, por forma que tenha tudo cuidado e acompanhe tranquilamente o espectáculo desportivo.

“Não queremos apenas ser uma associação, mas um parceiro para toda actividade desportiva”, prometeu.

Por seu turno, o vice-presidente da associação, Edmundo Ribeiro, afirmou que uma das prioridades da associação é a elaboração do regulamento interno, que definirá o perfil de membro. Algumas das acções imediatas da associação estarão viradas às acções de formação, prática profissional e investigação científica.

O OKHALIHA vai brevemente lançar um concurso público para a definição do seu símbolo e promoverá uma campanha visando angariar mais membros e recursos.

Na agenda da associação constam igualmente intercâmbios e troca de ideias com associações internacionais em busca de experiência, tendo para o efeito contactado com Portugal e Brasil.

A Associação de Gestores Desportivo de Moçambique será representado no congresso da Associação Afro-Ibero-Americana de gestão desportiva, a realizar-se em 2010, num país a indicar.

Inácio Bernardo novo director dos Desportos
O director nacional dos Desportos, Inácio Bernardo, afirmou, na ocasião, que a questão de infra-estruturas desportivas que estão projectados no país, alguns dos quais já em construção, virá colmatar a lacuna que existe na área de gestão desportiva.

Referiu-se ao facto de o último Conselho Consultivo do Ministério da Juventude e Desportos, realizado no ano passado, ter vincado a necessidade de a questão da gestão desportiva caminhar, daí que foi debatida a nomeação de secretários-gerais efectivos nas federações das modalidades prioritárias.

“A formação de mais agentes desportivos nos deixa mais sossegados”, comentou Inácio Bernardo, em alusão à criação da associação de gestão desportiva.

1 comentário:

Unknown disse...

Venho por meio deste,
parabenizar a iniciativa da associação dos gestores desportivo, quem vos eescreve é o Bruno Simões,
estudante da universodade do Porto, POrtugal.
Na nossa faculdade há um projeto de unificar os países de línguas Portuguesas falada nos 5 continentes e realizar trocas de informações nesse contexto.
Peço que me enviei um contato para que possamos conversar sobre tal assunto, temos propostas a fazer.
Endereço eletrônico: brunocokinho@hotmail.com

Desde já, agradecido.
atenciosamente_
Bruno Simões