quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Português iguala feito do “Fenómeno”

A CONSAGRAÇÃO de Melhor Jogador do Ano para a FIFA permitiu a Cristiano Ronaldo alcançar outro feito histórico.

O português tornou-se apenas o segundo jogador na história a conquistar os cinco prémios individuais mais prestigiantes no mundo do futebol no mesmo ano: a Bola de Ouro, o FIFA World Player of the Year, o World Soccer Award e a nomeação para o Onze Ouro.

Cristiano Ronaldo pode vir a tornar-se no reforço mais caro da história do Real Madrid
Até hoje, somente o brasileiro Ronaldo Fenómeno alcançara tamanho feito. Em 1997 o avançado dominou todas as nomeações, mesmo sem ter vencido a Liga dos Campeões. Nessa temporada Ronaldo venceu a extinta Taça das Taças em representação do Barcelona. Na liga espanhola apontou 34 golos em 37 jogos.

Além de Cristiano Ronaldo e Ronaldo, outro jogador conseguira já vencer no mesmo ano a Bota de Ouro (melhor marcador da Europa) e a Bola de Ouro da France Football. Foi o alemão Gerd Muller, em 1970. O Bombardeiro tinha tudo para ser também eleito o melhor do ano pela FIFA, mas nessa altura o organismo que rege o futebol mundial ainda não implementara o trofeu.

O ano de 1991 marcou, de resto, a implementação do World Player of the Year. O também alemão Lothar Matthaus foi o primeiro atleta coroado.

Sem comentários: