sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Lançado ontem pelos Correios de Moçambique: Selo imortaliza feitos e exemplo de Mutola

DEPOIS do grande reconhecimento, pelo Estado moçambicano, com a atribuição do Título Honorífico de Heroína do Trabalho, seguida do lançamento da sua biografia, o movimento de homenagem a Lurdes Mutola, pela sua retirada do galarim do atletismo mundial após duas décadas de glória, não pára, sinónimo do inequívoco reconhecimento do país face aos feitos da nossa menina de ouro.

Selo imortaliza feitos e exemplo de Mutola
Ontem, foi a vez do lançamento do selo comemorativo pelos Correios de Moçambique, uma edição produzida a pedido do Ministério da Juventude e Desportos, como forma de perpetuar o exemplo de trabalho, entrega e abnegação da campeã olímpica e mundial que durante anos a fio pulverizou os 800 metros e elevou bem alto o nome do nosso país.

Ausente da cerimónia por se encontrar na África do Sul, Lurdes foi representada na cerimónia pela irmã, Joana Mutola, que não escondeu o seu regozijo por mais esta valorização da esplêndida e inigualável obra da “jovem africana, moçambicana e tímida com tudo e todos”, parafraseando o Ministro da Juventude e Desportos, David Simango, quando fazia referência à estreia de Mutola nos Jogos Olímpicos, facto que acontece em Setembro de 1988, em Seul, com o mundo longe de vaticinar que estaria em presença de uma futura rainha dos 800 metros.

A emissão do selo, cuja circulação começou ontem mesmo a nível nacional e internacional, enquadra-se na responsabilidade social dos Correios de Moçambique, conforme referiu a respectiva presidente do Conselho de Administração, Angélica Dimas, adiantando que a sua empresa se sentia orgulhosa por se juntar a este vasto programa de homenagem à nossa menina de ouro.

Este facto foi igualmente salientado pelo Vice-Ministro dos Transportes e Comunicações, Ernesto Augusto, para quem o furor de Mutola catapultou o país para patamares invejáveis no concerto das nações e, através do desporto, contribuiu sobremaneira para a agenda nacional de combate à pobreza.

Usando da palavra na ocasião, o ministro David Simango começou por traçar o historial da campeoníssima, afirmando que quando desafiou o néon da capital coreana, com apenas 15 anos, o “turbo”de Moçambique era então uma figura desconhecida, no entanto, já a revelar-se destemida e a prenunciar que efectivamente atingiria voos mais altos.

Aliás, disse, quatro anos depois, nos Jogos Olímpicos de Barcelona-92, Mutola, uma vez mais, vincou as suas promissoras potencialidades, que seriam traduzidas com a primeira medalha olímpica para o nosso país, de bronze, em Atlanta-96. Em Sidney-2000, Moçambique atingiu a sua expressão máxima quando Lurdes conquistou a medalha de ouro nos 800 metros.

UMA CARREIRA RECHEADA DE ÊXITOS

“A carreira de Lurdes Mutola, recheada de êxitos, com títulos olímpicos e mundiais, múltiplas competições internacionais de grande prestígio, tem sido um grande exemplo para a juventude em todo o mundo, pela sua perseverança, trabalho árduo, humildade e sobretudo a confiança e espírito de conquista em cada competição. Ganhar uma medalha de ouro olímpica é para os predestinados. E Lurdes Mutola é realmente uma predestinada”, vincou Simango.

Segundo ele, no ano em que a sua carreira olímpica completava duas décadas e por vontade própria ela decidiu colorar o ponto final, Moçambique e o seu povo souberam prestar o devido e necessário tributo à sua emblemática e prodigiosa menina de ouro. “Na verdade, nenhuma ocasião será demais para reafirmar o orgulho que o povo moçambicano sente pela sua Heroína do Trabalho. Por isso, o lançamento do selo postal é mais uma forma de imortalizar o seu nome, os seus feitos, o seu exemplo de trabalho, entrega e abnegação”.

O ministro reiterou que, tal como o programado, as outras actividades em redor da homenagem irão acontecer, destacando a atribuição do título de Doutora Honoris Causa, pela Universidade Pedagógica, e o “Meeting”** Internacional Lurdes Mutola, que, segundo ele, marcará o regresso da nossa rainha ao Parque dos Continuadores, ao lado de conhecidas estrelas mundiais.

Sem comentários: