terça-feira, 20 de janeiro de 2009

“Nacionais” de Vólei de Praia: Maputo arrasador

A CIDADE de Maputo foi a grande vencedora dos Campeonatos Nacionais de Voleibol realizados domingo na praia da Costa do Sol, zona do a Miradouro, na capital do país, e que contaram com a presença de representantes de sete províncias.

A CIDADE de Maputo foi a grande vencedora dos Campeonatos Nacionais de Voleibo
As duplas Délcio/Augusto e Guigui/Constância foram demolidoras ao longo de toda a prova, acabando por arrecadar os prémios mais valiosos em jogo.

Délcio/Augusto bateu na final Bruno/Justino, por 2-0, enquanto, pelo mesmo resultado, Guigui/Constância superou Sátira/Joaquina.

Para além de medalhas e taças, as duas duplas vencedoras receberam um prémio monetário de 48 mil meticais cada, enquanto as segundas classificadas, portanto as finalistas derrotadas, ficaram com 32 mil meticais cada dupla. Já no terceiro, com 24 mil meticais cada dupla, posicionaram-se Nyto/Macamo, em masculinos, e Nena/Amélia, em femininos. De salientar que estes valores monetários foram disponibilizados pela mcel, no quadro dos acordos existentes com a Federação Moçambicana de Voleibol.

As duplas quarto classificadas também foram de Maputo, nomeadamente Celeste/Raquel, em femininos, e Abílio/Litos, em masculinos. A superioridade dos atletas da capital do país justifica-se pelo facto de todos os fins-de-semana se realizarem provas em Maputo, contrariamente às restantes províncias/cidades que só se preocupam quando há este tipo de eventos, do calibre do Campeonato Nacional.

Contudo, é necessário destacar a presença nestes “Nacionais” de sete províncias, nomeadamente Niassa, Nampula, Zambézia, Manica, Inhambane, Maputo cidade e província, o que não acontecia há bastante tempo.

Para além dos jogos inseridos nos Campeonatos Nacionais houve ainda outros tantos envolvendo o mini-vólei, o vólei dos trabalhadores e de pessoas portadoras de deficiência, tendo nesta última categoria se destacado a dupla Raimundo/Gabriel, em primeiro, e Armando/Chamene, em segundo. Houve ainda música, com alguns artistas de renome a actuarem ao vivo.

A PRM e a Polícia Camarária desempenharam um papel preponderante para o sucesso do evento, segundo o presidente da Federação Moçambicana de Voleibol, Camilo Antão.

Nota de destaque vai ainda para a presença no local do Ministro da Juventude e Desportos, David Simango, que até certo ponto motivou a juventude para a prática desta especialidade.

Sem comentários: